Serviço Geológico lança relatórios sobre a estiagem no SudesteO Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) trabalho de Monitoramento da Estiagem na região Sudeste, que está em desenvolvimento pela instituição. A ação está sendo executada pelas equipes de Hidrologia das unidades regionais de Belo Horizonte e São Paulo, que estão intensificando as campanhas de medição de vazão nos níveis mais baixos dos cursos d’água; acompanhado os níveis e vazões de estações fluviométricas indicadoras localizadas nos cursos d’água mais importantes; e realizados prognósticos de vazões até o final do período de estiagem, que normalmente ocorre em setembro no Sudeste.

A apresentação foi realizada em Belo Horizonte, no final de junho, pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio; e contou com a participação do superintendente regional de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca, do gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio Candido; da coordenadora executiva do DEHID, Maria Antonieta Mourão; e da pesquisadora Alice Castilho.  Pela Copasa participou o presidente da empresa, Ricardo Augusto Simões Campos; e os diretores Paulo Fernando Rodrigues; Valério Máximo Parreira; Carlos Gonçalves de Oliveira; Paula Vasques Bittencourt; Antônio Ivan Vieira; Marcos Aurélio Assunção; e o superintendente de Meio Ambiente Tales Rocha.

De acordo com a Sampaio, a causa da estiagem severa este ano foi o baixo índice pluviométrico registrado na região, especialmente nos meses de janeiro a março. O diretor explicou ainda que, as vazões monitoradas na área de atuação da Superintendência de Belo Horizonte que corresponde a praticamente todo o estado de Minas Gerais, Espírito Santo e Sul da Bahia, estão abaixo da média histórica. Sendo que, as regiões mais críticas identificadas pela CPRM até o momento, são a região do Alto São Francisco, Rio das Velhas e nascentes do rio Doce, onde as vazões podem atingir níveis críticos até o fim da estiagem.

Nestas regiões críticas estão localizados os mananciais que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte, que é composta além da capital mineira, pelas cidades como Contagem, Betim. Além disso, estão localizadas ainda grandes cidades como Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Preto, Viçosa, Sete Lagoas.  Além de importantes empreendimentos minerários. O diretor destacou que, a região do Alto São Francisco drena para o reservatório de Três Marias, que além da geração de energia, regulariza as vazões a jusante para a navegação do rio São Francisco entre Pirapora e Juazeiro.

Já estão disponíveis três relatórios de acompanhamento da estiagem na região sudeste do Brasil:

Relatório 1
• Relatório 2
Relatório 3