Confira novas oportunidades no resumo semanal de vagas do portal MundoGEO!O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geotecnologia. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as mais recentes oportunidades.

Estágios

Cargo: Estagiário. O candidato deverá portar diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, nas áreas de conhecimento de Geografia ou Engenharias, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de título de Mestre, e produção científica e/ou técnica comprovada na área de Sensoriamento Remoto (SR) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Entre os requisitos, o candidato deve apresentar nível intermediário em inglês, conhecimento em softwares específicos para o desempenho das atividades de geoprocessamento e processamento digital de imagens, tais como Esri ArcGIS, Quantum GIS, ERDAS e ENVI, ter experiência no desenvolvimento, manutenção e implementação de SIGs, análise modelagem e implementação de bases de dados geoespaciais.
Será considerado um diferencial os candidatos que tiverem experiência em estudos e modelos de mapeamento de áreas de risco e/ou vulnerabilidade a inundações e deslizamentos de terra em bacias hidrográficas.
Empresa: Simepar
Local: Curitiba (PR)
Contato: Os interessados devem enviar currículo para o e-mail marciel@simepar.br, até o dia 1º de agosto. Os e-mails devem estar com o assunto “Bolsista Simepar (SR e SIG)”.

Cargo: Estagiário. A vaga está aberta para graduandos ou técnicos das áreas de Ciências da Terra, Agrárias e Tecnológica. Os requisitos para concorrer à vaga são: conhecimento em vetorização de imagens de satélite de alta resolução espacial para mapeamento de uso e ocupação do solo em software CAD e/ou GIS, criação de banco de dados e cadastro, georreferenciamento e mosaicagem de imagens. Será considerado um diferencial o candidato que possuir experiência no setor florestal e possuir habilidade para trabalhar em equipe multidisciplinar.
Empresa: Index Florestal – Grupo Index
Local: Curitiba (PR)
Contato: Os interessados devem enviar currículo para o email recrutamento.geo@indexflorestal.com.br

Cargo: Estagiários em várias áreas. A Fundap realizará a seletiva nº. 012/2014 com a finalidade de contratar 4.927 estagiários, sendo 4.159 de nível superior, 439 de nível técnico e 329 de nível médio.
Empresa: Órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em diversos municípios do Estado.
Local: Estado de São Paulo
Contato: As inscrições serão recebidas pelo site estagio.sp.gov.br, das 8h de 24 de julho de 2014 até às 18h do dia 12 de agosto de 2014. Essa seletiva valerá por 12 meses, a contar da data de sua homologação, período durante o qual os estudantes classificados poderão ser convocados.

Cargo: Estagiário GIS. Estudante de Geografia ou Engenharia Cartográfica com formação prevista entre 07/2015 e 07/2016. Experiência com softwares na área de GIS. Inglês intermediário para avançado. Espanhol é um diferencial. Irá auxiliar na customização de protótipos para pré-vendas de ERDAS e GEOMEDIA desktop. Apresentação do protótipo para clientes e eventos. Estágio de 6 horas diárias (flexível).
Empresa: Sisgraph
Local: Região da Vila Olímpia (SP)
Contato: Enviar CV com pretensão de bolsa auxílio ou faixa mínima para csoares@sisgraph.com.br com asssunto “Estágio GIS”.

Empregos

Cargo: Analista de Sistemas. Formação Superior nas áreas de informática, análise de sistemas e afins. Cursos e conhecimentos Específicos: UML, Ciclos de Vida de Software, Artefatos de Software, Modelagem de Sistemas, Modelagem de Dados, Modelagem de Processos, Gerência de Requisitos de Software, inglês técnico. Responsabilidades: especificações e seu ciclo de desenvolvimento e testes na fábrica de software; apoiar o Analista de Negócios na estimativa preliminar do projeto; efetuar a análise do escopo da solução proposta, realizar a análise de impacto da demanda no negócio e sistema; construir soluções alinhadas com os padrões de Arquitetura de Software existentes; especificar a solução utilizando UML conforme padrões da Metodologia de Desenvolvimento de Software da empresa; apoiar o processo de testes de software e efetuar sua aprovação; apoiar usuários-chave na homologação do projeto; acompanhar o processo de publicação do projeto em produção; dar garantia de correção e conhecimento a equipe de produção de sistemas.
Empresa: Embratec (Good Card)
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados, enviar CV para rosana.amaral@embratec.com.br.

Cargo: Duas vagas para técnico MoMa (Mobile Mapping). Esse profissional vai atuar com mapeamento de regiões no âmbito nacional realizando também manutenção de equipamentso eletrônicos. É essencial possuir formação em Geografia e/ou GIS,   conhecimentos em Excel e Windows. Necessário ter inglês desejável, carteira de motorista B, total disponibilidade para viagens, tendo em vista que permanece uma semana em viagem e tem a seguinte de descanso. Bom nível de maturidade, sendo apto a tomar decisões em campo. Não é necessário ter experiência anterior. Todas despesas serão pagas pelo cliente.
Empresa: Empresa de grande porte que trabalha com GPS ou Mapeamento de Regiões
Local: São Paulo (SP)
Contato: Currículos deverão ser enviados para o endereço fatima.mello@manpower.com.br.

Cargo: Desenvolvedor de Negócios. Os requisitos são conhecimento na área comercial, com desenvolvimento de atividades ligadas ao grupo de pesquisa e projetos  de geotecnologias, e atividades de cartografia temática. Possuir conhecimento no sistema operacional Windows completo, além de conhecimentos básicos nos softwares ARCGIS, ENVI, QGIS. Possuir experiência na área de treinamento de equipes, com foco em comercial e administrativo. Ser proativo, dinâmico, organizado, possuir ótima articulação e de fácil adaptação. Disponibilidade e flexibilidade para viagens.
Empresa: Goldengeo Mapeamento e Consultoria Ltda – ME
Local: Porto Alegre – RS
Contato: Os interessados deverão encaminhar email para goldengeo@goldengeo.com.br.

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Os requisitos são proficiência no uso dos softwares ArcGIS, QGIS e AutoCAD: edição de dados vetoriaiselaboração, atualização e gerenciamento de bancos de dados geográficos, cadastramento urbano, Web GIS, manipulação e tratamento de imagens de satélite, análise espacial básico, e confecção de produtos cartográficos. O profissional deve possuir experiência na área de desenvolvimento, manutenção e implementação de SIGs, cartografia temática, e domínio na elaboração de relatórios técnicos. Além disso possuir conhecimento com uso de aparelhos GPS Geodésicos, apoio técnico a campo, mapeamento de uso de solo e topografia.
Empresa: Goldengeo Mapeamento e Consultoria Ltda – ME
Local: Porto Alegre – RS
Contato: Os interessados deverão encaminhar email para goldengeo@goldengeo.com.br.

Cargo: Analista de Sistemas de Informação Geográfica. O profissional deve possuir conhecimentos básicos na área de desenvolvimento, manutenção e implementação de SIGs e outros sistemas de informação na plataforma ESRI / Microsoft; análise, modelagem e implementação de bases de dados geoespaciais. Tem como requisitos: formação superior; certificação Microsoft Certified Solution Developer – MCSD ou certificação técnica correlata a desenvolvimento ou manutenção do ambiente Microsoft. É necessária experiência de 03 (três) anos nas áreas de administração, manutenção e desenvolvimento de SIGs web e desktop, ou 1 (um) ano de experiência com pós-graduação na área de geoprocessamento – especialização de no mínimo 360 horas, mestrado ou doutorado.

Observação: Microsoft Certified Solution Developer – MCSD ou equivalente. A Certificação poderá ser substituída por experiência mínima de 5 anos em manutenção e desenvolvimento utilizando Microsoft C# e DotNet, comprovada através de Declaração de Capacidade Técnica emitida por pessoa jurídica de direito público ou privado.
Empresa: HEX – Tecnologias Inovadoras
Local: Brasília (DF)
Contato: Os currículos devem ser encaminhados para dep.pessoal@hexgis.com.

Cargo: 3 vagas para Desenvolvedores .NET e HTML5. Qualificações Necessárias: Técnico ou Superior em Informática, Ciência ou Engenharia da Computação, Análise de Sistemas; Experiência mínima de 2 anos em Desenvolvimento de Software ou Sistemas de Tecnologia de Informação; Conhecimentos comprovados em Programação .Net (C#), Programação Java, Programação Web (HTML, Java Script)/HTML5 e SQL; Inglês com nível para ler e compreender documentos técnicos; Conhecimentos básicos de modelagem de dados, orientação a objetos e UML; Experiência em Desenvolvimento de Sistemas GIS e prática com a utilização de ferramentas CASE são considerados diferenciais para as vagas. A empresa oferece remuneração compatível, bônus por atingimento de metas, seguro de vida, Planos Médico e Odontológico, auxílio refeição, transporte e outros benefícios.
Empresa: Geoambiente
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os interessados deverão enviar currículo para trabalhenageo@geoambiente.com.br

Cargo: Duas vagas para Analista de Campo I. Participará na criação de mapas dentro de uma área geográfica definida. O profissional selecionado será responsável por: planejar, programar e executar as atividades de campo de coleta de dados; participar no planejamento e fornecimento de conteúdos para os mapas; assegurar uma representação exata do banco de dados em uma área geográfica definida; conduzir testes em bancos de dados; realizar atualizações de geocodificação; participar de projetos para melhorar a criação de mapa; entre outras atividades. Qualificações necessárias: Bacharel em GIS / Geografia, Geociências, Tecnologia ou áreas afins; Experiência em GIS e softwares de geo; Habilidades de comunicação verbal e escrita e fluência nos idiomas inglês e português; Capacidade de orientação espacial (para aplicação de mapas para o “mundo real” por exemplo); Habilidade para viajar com frequência e por longos períodos de tempo.
Empresa: Nokia Location & Commerce
Local: São Paulo (SP) e Recife (Pernambuco)
Contato: Interessados que atendam os requisitos devem enviar currículo para recruitmentlatam@here.com, se apresentando em inglês ou espanhol. Mais informações pelo +52 477 7197070, e a apresentação também deve ser feita em inglês ou espanhol.

Cargo: Desenvolvedor GIS. O profissional deverá ser especializado em desenvolvimento de ferramentas GIS, com no mínimo 2 anos de experiência na área
Empresa: Geoflorestas Soluções Ambientais
Local: Atuação no estado de São Paulo
Contato: Interessados devem enviar currículo para contato@geoflorestas.com.br.

Cargo: Analista de Soluções (GIS). Formado em Geografia ou engenharia cartográfica, com experiência com softwares na área de GIS (Geomidia, ERDAS, Arcgis). Inglês intermediário para avançado. Espanhol é um diferencial. Irá fazer customização do software (ERDAS e Geomedia). Treinamento destas ferramentas para clientes. Processo de implantação do software em clientes. Disponibilidade para viagem.
Empresa: Sisgraph
Local: Vila Olímpia (SP)
Contato: Enviar CV com pretensão salarial ou faixa salarial mínima para csoares@sisgraph.com.br.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: Professores substitutos de “Introdução ao Geoprocessamento”/”Geoprocessamento” e “Cartografia Temática”/Introdução à Topografia”. Os profissionais aptos a participarem deste concurso são aqueles que possuem curso superior e, no mínimo, título de Mestre. Os inscritos serão avaliados por Provas Didática e de Títulos, cujos resultados finais serão válidos até o final do semestre letivo.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Locais: Campus Experimental de Ourinhos (SP)
Contato: As inscrições serão recebidas na Seção Técnica de Apoio Administrativo, Área de Recursos Humanos, situada na Avenida Vitalina Marcusso, nº 1.500, Campus Universitário, em Ourinhos – SP, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 75,00. O horário de atendimento ocorre das 9h às 11h e das 14h às 17h. De 28 de Julho a 1º de Agosto.

Cargos: Vagas para Geógrafo (1), Geólogo (1), Biólogo (1), Engenheiro Agrônomo (1), Engenheiro Ambiental (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro Químico (1) e Engenheiro Sanitarista (1), entre outras vagas de diferentes níveis de escolaridade.
Instituição: Prefeitura de Araquari (SC)
Locais: As provas serão realizadas no município de Araquari (SC), não sendo permitida a realização das provas em outro local, a não ser o determinado no Edital de Convocação.
Contato: Inscrições exclusivamente pela internet em www.iobv.com.br e estarão disponíveis desde o dia 11 de Agosto até 11 de Setembro de 2014.

Cargos: Geógrafo, Professor na área de Geografia, entre outros. Sendo para ambos os cargos a carga horária de 30 horas semanais.
Instituição: Prefeitura de Abadia de Goiás (GO)
Locais: Escolas municipais de Abadia de Goiás (GO)
Contato: Inscrições por meio do site http://www.torresadvogadosassociados.com.br/site/ ou ou no próprio local das inscrições (Prefeitura Municipal), situado na Avenida Francisco de Paiva Silva, s/nº, APM, Jardim Nova Abadia. O horário de atendimento aos interessados ocorre das 8h às 11h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser efetuadas de 18 de agosto de 2014 a 5 de setembro de 2014.

Cargos: Professores substitutos temporários. As oportunidades estão distribuídas entre cursos como os Geografia, Letras e Química, entre outros, com jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais.
Instituição: Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece)
Locais:As Provas Escrita Dissertativa e Didática de todos os Setores de Estudos/Área serão aplicadas em Fortaleza (CE)
Contato:Para concorrer os candidatos devem possuir formação correspondente ao cargo pretendido, bem como preencher formulário pelo site www.uece.br enviá-lo ou entregá-lo juntamente com os demais documentos, à Secretaria da CCCD, na sede da instituição (avenida Dr. Silas Munguba, nº. 1.700, campus do Itaperi, Fortaleza).Para mais informações acesse o edital completo aqui.

Cargos: 87 vagas no cargo de Professor Universitário, das classes de Mestre e Doutor. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Ciências Exatas e da Terra (22), Ciências Humanas (8), Linguística, Letras e Artes (9), Ciências Agrárias (16), Ciências Biológicas (4), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (7), Ciências Sociais Aplicadas (4), Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas (16), e Engenharia Ambiental (1). Os selecionados farão jus à remuneração de R$ 6.334,95 ou de R$ 7.348,53, de acordo com a titulação apresentada, já que a jornada a ser desempenhada pelos docentes é de 40 horas semanais.
Instituição: Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)
Local: Palmas (TO)
Contato: As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.fapems.org.br, da organizadora do concurso, de 16 de junho de 2014 a 18 de agosto de 2014.

Cargos: Engenheiro Cartógrafo, Geógrafo, Engenheiro Ambiental, Topógrafo, Técnico em Meio Ambiente, Arquiteto, entre outros.
Instituição: Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves (MG)
Local: Ribeirão das Neves (MG)
Contato: As inscrições deverão ser efetuadas via internet, das 9h do dia 10 de julho às 20h do dia 11 de agosto de 2014, através do site http://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx.

Oportunidades

Licitação: TNC abre licitação para serviços de cartografia, referente ao mapeamento das áreas desmatadas, de reserva legal e massa d’agua.
Empresa: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Os municípios de Itaituba, Trairão, Aveiro, e Rurópolis, no Estado do Pará.
Contato: O proponente deve enviar a sua proposta para cbalieiro@tnc.org até o dia 4 de Agosto de 2014.

Bolsas: Inscrições abertas para os interessados em cursar disciplinas isoladas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Qualquer pessoa, desde que tenha concluído uma graduação, pode fazer uma disciplina isolada no Mestrado. Já no Doutorado é necessário ter diploma de mestrado.
Instituição: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Contato: Mais informações na secretaria do PPGCA, na sala 6 do Bloco P da Universidade, das 14 às 18 horas, pelo telefone (48) 3431-2595 ou e-mail ppgca@unesc.net.

Bolsas: Abertura de edital que visa a seleção de alunos regulares para o Curso de Mestrado na área de Demografia.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Contato: As inscrições devem ser feitas pela página do PPGDEM ou diretamente na página pública do SIGAA/UFRN, no período de 4 de agosto a 24 de outubro de 2014. Para mais informações o edital completo pode ser acessado aqui.

Bolsas: Vagas para Mestrado nos possíveis temas: Água (Remoção de poluentes, Metodologia de diagnóstico e reabilitação em sistemas de distribuição de água), Esgoto (Características e causas das variações quali-quantitativas do afluente de ETEs), Reuso (Estudo da viabilidade/oportunidades/potencial de reuso industrial de efluentes de estações de tratamento na região metropolitana de Curitiba), Resíduos Sólidos (Avaliação de impacto do lançamento de lixiviados de aterros sanitários em sistemas anaeróbios de tratamento de esgoto sanitário do tipo UASB ou RALF), Gestão (Definição de metodologia seleção de soluções para esgotamento sanitário em pequenas localidades e locais de baixa densidade demográfica). A seleção das linhas temáticas visa orientar o fomento para a indução seletiva de projetos destinados à produção de conhecimentos e de metodologias ou meios processuais inovadores, bem como o desenvolvimento de processos para a superação de problemas que efetivamente demandam atividades de pesquisa e não podem ser solucionados apenas por uma combinação de meios de intervenção já existentes. São características esperadas dos projetos de P&D: Avaliação de técnicas, procedimentos, materiais e/ou equipamentos sob o ponto de vista científico com ênfase na aplicabilidade prática, considerando aspectos de desempenho ambiental, eficiência de processo, simplicidade operacional e viabilidade financeira que possibilitem gerar parâmetros de projeto, e a utilização de tecnologias apropriadas ao contexto do estado do Paraná. Para tanto o delineamento experimental do projeto de P&D, especificamente para pesquisas nas áreas tecnológicas, deverá considerar minimamente testes em escala de piloto. A avaliação em nível inferior a escala de piloto (ex. estes de bancada) deverá ser justificada em face da potencial do projeto atingir os objetivos do edital. Dedicação mínima de 40 horas, valor mensal de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais), por até 24 meses, para profissional de nível superior regularmente matriculado em programa de mestrado aprovado pela CAPES, até o limite de 1 (uma) por projeto.
Instituição: Fundação Araucária
Contato: O coordenador da proposta será o responsável pelo envio da proposta eletrônica à Fundação Araucária por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigAraucária), disponível no site “www.fappr.pr.gov.br”.

Bolsas: 25 vagas para o Mestrado e 20 para o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Contato: Inscrições no período de 25 de agosto de 2014 a 19 de setembro de 2014 na Secretaria do PPGCI. Caso não resida no Rio de Janeiro, poderá encaminhar os documentos por via postal, sendo a data limite para recebimento dos documentos 19/09/2014. Acesse a página do PPGCI (IBICT/UFRJ) para maiores informações.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.