Reunião trata do desenvolvimento do Mapa Geológico da América do SulEntre os dias 21 e 26 de julho reuniram-se em Villa de Leyva, Colômbia, representantes de serviços geológicos e universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, bem como geólogos colaboradores da Espanha e Holanda e três representantes da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) da França, incluindo seu presidente, Philippe Rossi.

A comissão técnico-científica, composta de 40 pessoas, se reuniu com o objetivo de avançar na nova versão do Mapa Geológico da América do Sul, escala 1:5M, assim como em outros projetos da Subcomissão para a América do Sul da CGMW.

O Serviço Geológico do Brasil esteve representado pelo assessor da presidência e vice-presidente da CGMW para a América do Sul, Carlos Schobbenhaus. Participaram ainda, Lêda Maria Fraga Barreto, coordenadora executiva da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais e secretária-geral adjunta da CGMW para a América do Sul, e o gerente de geologia e recursos minerais da Superintendência de Manaus, Marcelo Almeida.

A CGMW executa com o apoio da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (ASGMI) os seguintes projetos:

1. Mapa Geológico da América do Sul, escala 1:5M;
2. Mapa Geológico e de Recursos Minerais da América do Sul, escala 1:1M, que consta de 92 folhas (SIG-América do Sul, 1:1M);
3. Mapa Tectônico da América do Sul, 1:5M;
4. Mapa Geológico do Cráton Amazônico (Escudos das Guianas e Brasil-Central), escala 1:2,5 M.

Esse workshop foi coordenado por Jorge Gomez Tápias do Serviço Geológico da Colômbia e secretário-geral da CGMW para a América do Sul. Sua realização foi acordada durante a XIX Assembleia Geral da ASGMI, ocorrida em Buenos Aires, em 2013, por proposição do Serviço Geológico da Colômbia com o objetivo de dar continuidade ao projeto de cooperação horizontal para a execução dos referidos mapas geológicos continentais.

Durante esse evento também foi apresentado, por Rafael de Araújo Fragoso (UFRJ), o estado da arte de execução do Projeto Gondwana, coordenado por Renata da Silva Schmitt (UFRJ). Acordou-se um intercâmbio de informações entre os executores deste projeto e dos projetos sul-americanos em execução pela CGMW.

Por solicitação do diretor-geral do Serviço Geológico da Colômbia, Dr. Oscar Paredes, realizou-se reunião, paralelamente ao encontro, para tratar do tema Mapa Hidrogeológico da América do Sul (projeto da ASGMI), contando com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Fonte: CPRM