Um estudo sobre o mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones)  realizado pela Teal Group, empresa de pesquisa de mercado aerospacial e de defesa, estima que os gastos anuais com VANTs  vai quase dobrar na próxima década.

O estudo aponta que 6,4 bilhões de dólares estão sendo gastos a cada ano para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia para aplicações militares e comerciais. Só no ano passado foram gastos 5,2 bilhões de dólares em todo o mundo, mas esse mercado deve dobrar, atingindo 11,5 bilhões, totalizando quase 91 bilhões de dólares nos próximos dez anos.

Para Philip Finnegan, diretor do Teal Group e um dos autores do estudo, o setor de VANTs é o de crescimento mais dinâmico da indústria aeroespacial em todo mundo.

O crescimento do mercado de drones é alimentado, principalmente, por organizações militares nos Estados Unidos e em outros países. Os EUA utilizam uma ampla gama de VANTs, que variam desde os micro VANTs, pequenos o suficiente para caber na palma da mão, à grandes aeronaves, como os drones Predator da Força Aérea, utilizados para reconhecimento e ataques aéreos.

Embora os VANTs utilizados para fins não-militares constituam uma parte relativamente pequena do mercado hoje, representando 11% do total enquanto o uso para fins militares é de 89%, está previsto para até o final da década um aumento do mercado dedicado à VANTs não-militares, passando de 11% para 14%.

Empresas como Google, Facebook e Amazon estão respondendo ao crescimento do mercado de VANTs. A Amazon está investindo no uso de drones para entregas, o Google em coleta de imagens e no Projeto Loon – em que balões serão enviados para áreas rurais e remotas, ajudado a preencher falhas de cobertura e ajudando a recuperar a conexão com a internet em áreas que passaram por desastres. E o Facebook com o projeto Internet.org, que tem o objetivo de dar acesso às pessoas não conectadas à rede.

Fonte: Teal Group

 

Inscrições abertas para seminário online sobre Drones & VANTs

A MundoGEO realizará a 1° Semana de Seminários Online, de 22 a 26 de setembro, que contará com um seminário sobre VANTs e Drones.

No seminário será apresentada a classificação dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Drones ou Vants), a legislação atual da ANAC para uso comercial, importância dos componentes da aeronave, softwares para a navegação, sensores embarcados e perfil do piloto remoto. Além disso, especialistas apresentarão o potencial e resultados de aplicações desta tecnologia para usos civis. Para mais informações e inscrições clique aqui.