O uso do GPS do smartphone para definir uma coordenada ou fazer um check-in é mais do que acessível para qualquer pessoa, mas isso não era tão simples há algum tempo. Receptores que captassem os sinais do sistema GPS eram caros e volumosos, o que os tornava uma exclusividade de quem trabalhava no setor de geotecnologia. Por outro lado, hoje existem equipamentos cada vez mais sofisticados, com grande precisão em tempo real, o que exige dos usuários conhecer as diversas alternativas presentes no mercado.

Pensando nisso, o Instituto GEOeduc está realizando uma pesquisa online sobre como os usuários se relacionam com os Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS, na sigla em inglês), com especial atenção para os equipamentos RTK, que fornecem informações em tempo real sobre a precisão dos levantamentos em campo. Para isso, foram levantadas cinco questões essenciais sobre esse tipo de equipamento e apresentadas para saber o que pensam os profissionais de geo no Brasil.  Para participar da pesquisa, basta preencher este formulário – leva aproximadamente dois minutos – e dizer que características são mais valorizadas em um receptor GNSS: https://pt.surveymonkey.com/s/gnss2014.

“Desde 2010 estamos mapeando este marcado e pode-se ver uma evolução na forma como os profissionais estão conhecendo cada vez mais os aspectos técnicos que envolvem o GNSS”, comenta Eduardo Freitas, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc. “Em uma pesquisa realizada em 2012, por exemplo, foi surpreendente ver que 86,3% dos participantes sabiam o que era GNSS e responderam corretamente qual o significado da sigla; por outro lado, quase 60% ainda não eram usuários de RTK, o que mostrava um grande potencial de crescimento dessa tecnologia no Brasil”, conclui.

Pesquisas de Mercado

O Instituto GEOeduc elabora pesquisas internas para auxiliar a definição de demandas por cursos online e presenciais, além de aprofundar as pesquisas de mercado e oferecer este serviço para as empresas. As pesquisas de mercado são voltadas para empresas do setor de geotecnologia e instituições usuárias de dados e serviços geoespaciais, que precisem de informações estratégicas do mercado para a tomada de decisão. Para mais informações, entre em contato através deste link: www.geoeduc.com/fale-conosco.

Sobre o Instituto GEOeduc

geoeduc Instituto GEOeduc oferece curso totalmente a distância de GPSO Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras – nasce com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia e reconhecida pela sua qualidade nos eventos, cursos e pesquisas que realiza. Com mais de 15 anos de de experiência em eventos de atualização profissional, em 2013 a empresa formalizou a criação de um setor especificamente voltado à Educação, com o lançamento de cursos online, presenciais e In Company, com mais de 1.300 alunos que já participaram nos treinamentos. O novo Instituto GEOeduc tem como missão gerar valor para os profissionais, equipes de colaboradores, acionistas, instituições, empresas e a sociedade, atuando na qualificação e atualização dos profissionais e na sustentabilidade do setor de geomática e soluções geoespaciais. Saiba mais em www.geoeduc.com.