Os interessados em submeter artigos para a 5ª edição do Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal devem enviar seus trabalhos até 15 de agosto pelo site do simpósio. O evento que será realizado de 22 a 26 de novembro, em Campo Grande (MS), busca favorecer contatos nacionais e internacionais para fomento de projetos de pesquisa e/ou cooperação interinstitucional, complementar a formação oferecida pelos cursos de graduação acadêmica e tecnológica das instituições que atuam no Pantanal e promover a troca de experiências e de conhecimentos. 

Podem ser submetidos trabalhos desenvolvidos em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também que possam ser aplicados ao bioma. O foco está na região delimitada pela bacia hidrográfica do alto rio Paraguai, incluindo o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, mas qualquer pessoa que desenvolva uma tecnologia ou metodologia relacionada ao uso de geotecnologias que possa ser aplicada à região pode enviar artigos.

Entre os temas sugeridos estão: agropecuária, agricultura de precisão, aplicações computacionais em geotecnologias, avaliação de impacto e gestão ambiental, geoprocessamento, georreferenciamento de imóveis rurais, meteorologia e climatologia, monitoramento de fauna, recursos hídricos e limnologia, uso de Vant na agricultura ou em recursos naturais, vegetação e uso da terra, zoneamento e planejamento ambiental etc.

Os trabalhos deverão ser encaminhados em sua versão completa em até dez páginas, seguindo as instruções para os autores disponíveis no site do simpósio. Este ano, a comissão decidiu criar uma categoria especial para os trabalhos elaborados por estudantes. Os aprovados poderão ser apresentados em sessão oral ou em painéis e as apresentações orais poderão ser feitas em português ou espanhol. Os aprovados serão notificados até 10 de setembro.

“Na última edição do GeoPantanal foram submetidos 192 artigos, superando as três edições anteriores. Então, a expectativa para este ano é que o número seja ainda maior”, afirma o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) João Vila, presidente da comissão organizadora do evento.

O 5º GeoPantanal é promovido pela Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mais informações sobre a programação e as inscrições estão disponíveis aqui.

Fonte: Embrapa