Durante o seminário, foi lançada publicação sobre o desenvolvimento das cidades latino-americanas

O livro Financiar a cidade latino-americana – instrumentos a serviço de um desenvolvimento urbano durável foi lançado na sede do Ipea, em Brasília, nesta terça-feira, 5 de agosto. A publicação é resultado de três seminários promovidos por meio de uma parceria de entre o Ipea, a Associação Francesa de Desenvolvimento e a Fundación Ciudad Humana, do México. Durante o lançamento, ocorreu um debate com representantes das três instituições. 

O primeiro capítulo da obra apresenta os desafios que precisam ser enfrentados pelos atores públicos da América Latina em direção ao desenvolvimento. No segundo, são discutidas as ferramentas à disposição dos poderes públicos locais para fazer frente aos desafios. Em seguida, são feitas recomendações para que se aperfeiçoe o financiamento urbano durável nos países latino-americanos.

As mesas de debate discutiram sobre temas como o financiamento das cidades latino-americanas – com exposição do caso da cidade colombiana de Medellín, o uso de instrumentos urbanísticos no Brasil, o financiamento do transporte público, as inovações no financiamento da mobilidade urbana brasileira, e sobre a relação entre o financiamento do desenvolvimento urbano em países federados e a cooperação internacional.

Leia a publicação ‘Financiar a cidade latino-americana – instrumentos a serviço de um desenvolvimento urbano durável’

Fonte: Ipea