De acordo com um relatório publicado no ano passado pela Oxera – empresa de consultoria contratada pelo Google – o setor geoespacial corresponde anualmente à US$ 150 – 270 bilhões, um terço da indústria de aviação mundial.

O relatório afirma que os serviços geoespaciais estão contribuindo para a economia global, através da eficiência de seus produtos, por facilitarem o desenvolvimento de atividades econômicas. 

Ao contrário da indústria de aviação que está sempre em destaque, a indústria geoespacial é uma indústria que, em grande medida, não opera publicamente, mas que diariamente fornece produtos e serviços com impacto para bilhões de pessoas em todo o mundo. Alguns setores dependem de produtos e serviços geoespaciais, como o setor automotivo, de telecomunicações, navegação, agricultura, energia, serviços públicos, lazer e turismo e indústrias de mídia.

Além dos setores dependentes, outro ponto-chave destacado no relatório de pesquisa patrocinado Google, é de que a indústria geoespacial global está crescendo cerca de 30% ao ano.

A Conferência imaGIne, realizada em paralelo com a Intergeo em outubro, na Alemanha, será uma excelente oportunidade para se obter uma ideia do que está acontecendo no setor geoespacial e também para estabelecer ou consolidar redes com os importantes atores neste setor em rápida expansão.

Um dos principais objetivos da Conferência imaGIne é mostrar o que a Europa tem para oferecer no campo geoespacial, por isto o subtítulo da conferência “Geographic Information Expertise: Made in Europe”. O que, consequentemente, orientou a EUROGI e seus membros associados na seleção de temas e de palestrantes.

O Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia fornecerá uma oportunidade para discutir um conjunto de políticas e medidas destinadas a facilitar a integração de informações geoespaciais em serviços de serviços eletrônicos e para aumentar o alinhamento entre políticas existentes e futuras políticas da União Europeia.

Mais informações e inscrições

Mais informações sobre a Conferência imaGIne podem ser encontradas aqui. O site também oferece a oportunidade de registro. Uma taxa de desconto estará disponível até 31 de Agosto de 2014.