Compartilhamento de mapas e fotos com o StoryMaps

Você já contou alguma história com mapas? Desde os primórdios, até hoje em dia, o homem tem uma relação especial com a Geografia. Essa relação entre Terra e homem que a Geografia estuda nos permite acreditar que podemos criar um futuro mais equilibrado e sustentável para pessoas, organizações e comunidades, pelo simples fato de usarmos a Geografia de forma responsável.

Vivemos a era da inteligência geográfica, que é o uso da Geografia para tomar decisões que melhoram o mundo. Que tal compartilhar informações geográficas com o mundo? Você pode contar a história de um lugar, mostrar algum evento importante, algum assunto interessante ou divertido, demonstrar uma tendência ou contar a sua própria história usando ferramentas de inteligência geográfica e as suas informações.

Este tutorial ajudará você a compartilhar informações geográficas por meio de uma aplicação web de forma simples e intuitiva para todas as pessoas.

Vamos criar uma história com mapas e fotos em sete passos?

1. Map Tour – Vamos criar um mapa que mostrará as cidades-sedes da Copa do Mundo. Acesse http://storymaps.arcgis.com/en/e clique em “Apps”. Você verá vários modelos para criação de aplicações que permitem contar histórias. Escolha o primeiro, “MapTour”, e clique em “Build tour”.

Este artigo faz parte da revista MundoGEO 77, que está disponível para ser acessada no Portal MundoGEO.  Para continuar lendo, acesse na íntegra o tutorial Contando Histórias com Mapas.