O Comitê das Nações Unidas de Especialistas em Gerenciamento Global da Informação Geoespacial (UN-GGIM) se reuniu, entre 6 e 8 de agosto, na sede da ONU em Nova York. No primeiro dia, o comitê endossou a resolução sobre o Quadro de Referência Geodésico Global (GGRF)

Este quadro de referência geodésico refere-se à medição da Terra, a partir de sua orientação no espaço, seu campo gravitacional e à sua forma. Uma vez que estes três aspectos estão em constante mudança, torna-se ainda mais imperativo que, a nível mundial, seja necessário obter os melhores dados sobre mudanças climáticas que permitam a gestão de desastres.

A resolução passará agora para o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), coordenadora da UN-GGIM e plataforma central das Nações Unidas para a reflexão, debate e pensamento inovador sobre o desenvolvimento sustentável. E no final do ano, a resolução passará para a Assembléia Geral da ONU.

A UN-GGIM reconhece que há crescente exigência para uma medição mais precisa das mudanças que ocorrem no planeta, e que os dados só podem ser obtidos através de cooperação global. Segundo o comitê, é preciso haver consciência de que nenhum país pode, sozinho, manter um GGRF. Portanto, o Comitê está considerando como melhorar a cooperação intergovernamental, o que poderá levar à interoperabilidade dos dados geoespaciais.

Alguns países já estão coletando dados como parte do GGRF e estão tornando os dados disponíveis gratuitamente. A UN-GGIM espera que mais Estados-Membros possam trabalhar com o compartilhamento de dados geodésicos, normas e convenções.

Serviços baseados em localização como, por exemplo, no Sistema de Posicionamento Global (GPS), estão se tornando um requisito fundamental esperado em muitos Estados-Membros, assim como a energia e água. É imperativo para a estabilidade econômica e ambiental que exista um GGRF altamente preciso e de fácil acesso para todo o planeta.

Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, deu o seu apoio ao trabalho da UN-GGIM e do Grupo de Trabalho da GGRF em um recente simpósio de clima em Ny-Ålesund, na Suécia.

A quarta sessão do Comitê de Peritos das Nações Unidas sobre Gestão de Informação Geoespacial Global (UN-GGIM), ao vivo, disponível no site TV Web da ONU.

Para obter informações adicionais sobre a quarta sessão, incluindo os relatórios de agenda e técnicas, visite a página da UN – GGIM.

Fonte:  Geo Community