A DigitalGlobe, fornecedora de soluções geoespaciais comerciais e de observação da Terra, anunciou o lançamento bem sucedido do WorldView-3, sexto satélite super-espectral e de alta resolução construído pela Ball Aerospace & Technologies Corporation e lançado em um foguete Atlas V Lockheed Martin, fornecido pela Lockheed Martin Commercial Launch Services (LMCLS), a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, EUA.

Satélite WorldView - 3 lançado em um foguete Atlas V Lockheed Martin/ Imagem: (Patrick H. Corkery, Lockheed Martin)

O satélite oferecerá a maior diversidade espectral disponível no mercado e múltiplas bandas de infravermelho de ondas curtas (SWIR) que permitem obter imagens precisas através de neblina, nevoeiro, poeira, fumaça e outras partículas finas em suspensão. Permite detectar objetos tão pequenos quanto um prato de jantar e determinar quais recursos naturais podem ser encontrados abaixo da superfície da Terra.

O WorldView-3 será o primeiro sensor de satélite comercial super – espectral e de alta resolução, operando a uma altitude estimada de 617 km, fornecendo resolução pancromática de 31 cm, resolução multiespectral de 1,24 m, resolução de onda curta infravermelha de 3,7 m e resolução CAVIS (“Nuvens, Aerossóis, Vapor de Água, Gelo e Neve”, traduzido do inglês), instrumento satélite e de monitoramento atmosférico que monitora o ambiente e corrige os dados para um alto nível de consistência, de 30 m. Capaz de coletar 680.000 km² por dia que, dependendo da latitude da área, a revisita do sensor será de 1 a 3 dias.

Jeffrey R. Tarr, CEO da DigitalGlobe, antecipa até US$ 400 milhões em novos negócios e espera que os primeiros clientes para as imagens obtidas pelo WorldView-3 sejam o governo dos EUA e seus aliados, além do Google, que já é um dos clientes da DigitalGlobe.

Segundo o executivo, a DigitalGlobe espera – e precisa – que o lançamento do WorldView-3 traga mais do que imagens bonitas. O satélite retornará 4 terabytes de dados por dia,  porém  sem análise os dados brutos são informações inúteis. Os dados obtidos pelo satélite podem ser usados para monitoramento de florestas, fazendas e na buscas por incêndios.

Tarr anunciou, durante uma teleconferência de resultados há duas semanas, que a empresa está acelerando o lançamento de seu próximo satélite de alta resolução, WorldView-4, previsto para 2016.

Para saber mais, confira o vídeo sobre o lançamento do WorldView – 3.