Com o intuito de mapear as áreas do estado do Piauí em que haja algum tipo de extração mineral, a Secretaria de Mineração, deu início em 2014 a um serviço de cadastramento de empresas.

Segundo o coordenador de Mineração, Paulo Lages, esse é um projeto antigo da secretaria e que está sendo colocado em prática agora. “Com essa planilha será possível traçar um mapa da mineração no Estado, além de poder ter um maior controle sobre o imposto CFEM, que é a compensação financeira pela exploração de recursos minerais”, explica.

Hoje, cerca de 90% dos minérios extraídos no estado destinam-se à construção civil, são inúmeras toneladas de brita, argila, areia e seixos utilizados neste ramo. Os municípios que se destacam nestes materiais são Picos, Campo Largo, União, Buriti dos Lopes e Nazária. “Praticamente todas as cidades que ficam ao entorno do rio Parnaíba e Poti têm um grande potencial, principalmente para material utilizado em cerâmicas”, ressalta o coordenador.

Opala retirada do rejeito no PI (Foto: Pedro Santiago/G1)

Ainda de acordo com a Secretaria de Mineração, o Piauí possui um grande potencial para o desenvolvimento de outras fontes de energia, como a solar e eólica. “Na região da Chapada dos Araripes já existe uma empresa instalando mais de 800 turbinas para gerar energia através do vento. Quanto à energia solar, uma empresa alemã já manifestou interesse de se instalar no Estado”, informou Paulo Lages.

Fonte: Cidade Verde