A partir desta semana as informações do primeiro CubeSat brasileiro, o NanosatC-Br1, coletadas pelas estações de Santa Maria (RS) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (ITA), em São José dos Campos (SP), serão exportados para um banco de dados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

NanosatC-BR1 no interior de câmara vacuotérmica, durante testes realizados no Inpe (Foto: Divulgação/Inpe)

Os dados serão disponibilizados aos responsáveis pelos experimentos numa área restrita no site do projeto. O nanossatelite brasileiro completo no dia 18/08,  59 dias em órbita. O NanosatC-Br1 já deu mais de 1,6 mil voltas ao redor do planeta.

Segundo técnicos, o nanossatélite apresentou falhas em uma das duas formas de transmissão de dados, problema que foi identificado e restabelecido. Em 2 de agosto, foi identificado que a memória flash de bordo não realizava sua lógica de esvaziamento por software.

De acordo com os técnicos, este comportamento já havia sido notado, mas como não afetava os dados das cargas úteis enviados não havia sido tratado na operação. Após alguns procedimentos, no último dia 9, a falha foi sanada e a memória flash voltou a operar conforme previsto.

Fonte: AEB