O sistema de navegação Galileo, da Europa, contará com mais dois satélites, Doresa e Milena, totalizando seis satélites em órbita. O lançamento será realizado pela Arianespace, empresa de lançamento de satélites comerciais, durante uma missão marcada para 21 de Agosto, a partir da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa. A Arianespace designou o Flight VS09 para o lançamento dos satélites.  

Juntamente com futuros lançamentos da Arianespace, Doresa e Milena farão parte da constelação de satélites Galileo que operará para a prestação de serviços de alta precisão e  de posicionamento global.

Construídos pela empresa OHB System, os satélites Doresa e Milena, foram nomeados com os nomes das crianças que, em 2011, ganharam uma competição de pintura. A Constelação europeia Galileo será composta por 27 satélites operacionais e três reservas, estruturada em duas fases principais: In-Orbit Validation (IOV) e Full Operational Capability (FOC).

A fase IOV (In-Orbit Validation) consistiu em quatro satélites operacionais (Initial Operational Capability – IOC) que serviram para calibrar as configurações nas estações de solo. Os dois primeiros satélites operacionais foram lançados em outubro de 2011 e o outro par em outubro de 2012. Estas quatro naves espaciais IOV permitiram o teste completo do sistema Galileo, abrindo caminho para a fase FOC.

Doresa e Milena são os dois primeiros satélites da fase de Capacidade Operacional Plena do sistema. O Galileo será mais um marco na navegação global por satélite, uma vez que é interoperável com os sistemas de navegação, como o americano GPS e o russo Glonass.

Fonte: GPS Daily