FVA lança o Observatório da Região Metropolitana de ManausNos últimos anos, o poder público do Estado do Amazonas investiu pesadamente em obras de infra-estrutura como pontes, linhões de transmissão de energia e gasodutos. Foram investidos bilhões de reais para melhorar o deslocamento intermunicipal, aperfeiçoar a distribuição de energia elétrica, ampliar o acesso ao ensino superior entre outros benefícios. Estas obras, no entanto, estão ampliando impactos sociais e ambientais como o aumento do desmatamento, assoreamento de igarapés, aumento da violência e crescimento urbano desordenado nos municípios do interior. Para viabilizar uma política integrada de desenvolvimento, o governo do Amazonas criou a Região Metropolitana de Manaus (RMM), uma iniciativa que, no entanto, não tem sido eficiente para conter os problemas socioambientais na região.

Este cenário levou a Fundação Vitória Amazônica (FVA) a criar o Observatório da Região Metropolitana de Manaus. O objetivo é servir de veículo crítico, técnico e propositivo às iniciativas públicas e privadas que tenham impactos sobre o meio ambiente e comunidades da RMM. Também queremos divulgar experiências de êxito do poder público, da sociedade civil organizada e do empresariado comprometidos com a busca do desenvolvimento econômico sustentável e adequado às especificidades da região amazônica.

Na inauguração do Observatório foi lançada a primeira edição do Boletim do Observatório da RMM (link para o PDF) em que se analisou a perda de cobertura florestal na região e enfatizou-se o importante papel que as áreas oficialmente protegidas, como as Unidades de Conservação e as Terras Indígenas, desempenham no processo de desenvolvimento da RMM. Este é o número inaugural de um boletim que se espera ter vida longa na luta por um mundo melhor onde o respeito ao meio ambiente faça parte de uma política responsável, eficiente e ética.