Curitiba capacita técnicos dos municípios da RMC para a utilização do MetrogeoTécnicos de 18 prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba participaram no dia 21 de Agosto de um curso para aprender a utilizar o banco de dados do Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo). O treinamento faz parte do processo de construção de uma ferramenta avançada de gestão pública do território na região. O Metrogeo permite a padronização e consolidação das informações geográficas e a troca de conhecimentos e experiência entre os participantes, permitindo uma gestão mais homogênea nos municípios.

“O Metrogeo vai oferecer uma base de dados contendo informações confiáveis de Curitiba e municípios da região metropolitana em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e transporte. Com elas, as prefeituras poderão gerenciar de forma mais racional os recursos públicos aplicados nesses segmentos” explica o secretário de Assuntos Metropolitanos Walfrido Prado. Em Curitiba, o georreferenciamento é utilizado há mais de uma década.

Ancorado no site www.metrogeo.org.br, o projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Smam).

O sistema de georreferenciamento é alimentado por mapeamentos do próprio Ippuc, dos municípios da região metropolitana (em diferentes níveis), de órgãos estaduais (como Sanepar e Copel) e também com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criando um cadastro bem mais complexo.

“Este é um projeto ambicioso e não ansioso”, diz o coordenador de projetos da Smam, Edison Reva. “Por isso estamos caminhando passo o passo, capacitando as prefeituras para que o resultado final seja satisfatório. Os técnicos da região metropolitana já participaram de cursos de cartografia, aprendendo métodos e técnicas para elaboração e preparação de cartas, cadastro territorial, escalas e projeções e a usar as ferramentas computacionais do geoprocessamento, integrando dados de diversas fontes e padronizando conceitos.

Fonte: BemParaná