Mapa elaborado pela HealthMap

A HealthMap,  composta por uma equipe de pesquisadores, epidemiologistas e desenvolvedores de software do Hospital Infantil de Boston, utilizou fontes oficiais e mídias sociais para a elaboração de um mapa interativo com os casos de ebola e as mortes causados pela doença.

“As notícias e as mensagens obtidas através de mídia social nem sempre são confiáveis mas, em geral, fornecem em tempo real o que está acontecendo”, disse John Brownstein, co-fundador da HealthMap e diretor do Programa de Informática do Hospital Infantil de Boston.

Segundo a Newsweek, a equipe do Hospital Infantil de Boston notou uma ” misteriosa febre hemorrágica” se espalhando em Guiné nove dias antes que a OMS emitisse a primeira notificação sobre o surto.

Mapa histórico da evolução do vírus

A Esri elaborou um Mapa Histórico que descreve a evolução do vírus do ebola desde o primeiro surto até aos dias de hoje.

O mapa permite aos usuários explorar o primeiro contato conhecido com a doença em 1976, na República Democrática do Congo, e cada surto desde então, incluindo as crises em curso na Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. Estatísticas básicas sobre cada surto e relatórios de diferentes agências estão disponíveis no mapa.

Suporte SIG em estudo de caso realizado pela ONG Médicos sem Fronteiras

O estudo de caso dos médicos da ONG Médicos Sem Fronteiras, MSF Ebola Response in Guinea 2014 (pdf) observa o valor da utilização de um SIG em estudos como este.

Funcionários de campo e da sede, que foram entrevistados para este estudo de caso, enfatizaram que ter um funcionário de campo dedicado ao SIG é um trunfo importante e que isto gerou um impacto significativo sobre a operação. Os entrevistados identificaram duas saídas como sendo as mais úteis: Localização e Visualização.

Localização: Com a ajuda de um banco de dados recém-criado e mapas produzidos subsequentemente, o funcionário responsável pelo SIG foi capaz de identificar a localização exata de aldeias e identificar aldeias que tinham o mesmo nome mas que estavam em diferentes partes da província.

Visualização: Um mapeamento semanal de casos confirmados e suspeitos de ebola ajudou a traduzir a progressão da epidemia. Como resultado, os funcionários tinham melhor compreensão da situação de emergência.

Com base nessas informações, a equipe do programa MSF foi capaz de responder mais rapidamente ao surto, de forma mais direcionada e com menos recursos.

Fonte: Directions Magazine