Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos- São Leopoldo, RS) recebe 25 angolonos de um total de 56 contemplados com bolsas de estudos 

Alunos de Angola na aula de Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) recebeu, neste segundo semestre de 2014, 56 angolanos, que estão matriculados regularmente nos seguintes cursos: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (25), Geologia (20), Engenharia Química (5), Engenharia de Materiais (1), Engenharia de Controle e Automação (2) e Engenharia de Energia (3). Os Alunos fazem parte do Programa de Bolsas de Estudos da petroleira estatal Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol). Além do Brasil outras Universidades estrangeiras localizadas no Canadá, Reino Unido, Chile e Portugal receberam alunos de Angola.

Esse Programa de Bolsas da Sonangol visa formar mão de obra qualifica e escassa em diferentes áreas de interesse da empresa. Dentre essas áreas está a Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. A opção da empresa pelo curso da Unisinos se deve a uma infraestrutura moderna com equipamentos de última geração além de um currículo que proporciona ao aluno uma formação sólida em Geodésia, Aerofotogrametria, Topografia, Cartografia, Geofísica, Sistema de Informação Geográfica e Processamento Digital de Imagens.

Para Unisinos, que já recebe alunos de Angola nos programas de Pós-Graduação, isso foi uma novidade, pois essa é a primeira vez que a instituição recebe alunos para fazer toda a Graduação. Para o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura isso será uma nova experiência e um novo desafio, principalmente no que tange às diferenças culturais entre os 2 países.

Confira o perfil e as expectativas de dois intercambistas matriculados no Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura:

Nome: Vânia Leite
Idade: 17 anos
Curso: Engenharia Cartográfica e Agrimensura
Expectativa: “Aproveitar da melhor forma possível a experiência, tentar interagir com todos e deixar a vida seguir. No nício, não gostei de saber que fui escolhida para vir ao Brasil, mas depois percebi que não é assim como as pessoas falam ou como as notícias que são transmitidas na Angola. As pessoas são agradáveis”.

 

 

Nome: Jorge Rodriguez
Idade: 19 anos
Curso: Engenharia Cartográfica e Agrimensura
Expectativa: “Me integrar com os brasileiros, pois é uma cultura diferente da nossa e devemos sempre aprender com isso, trocar experiências. O ensino aqui também é diferente de lá.”