Conferência reúne companhias do setor de petróleo e gásUm dos principais eventos mundiais da indústria do petróleo e gás deve receber, de 15 a 18 de setembro, cerca de 55 mil visitantes. A 17ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Conference acontecerá no Riocentro, no Rio de Janeiro e terá como tema “Novo cenário geopolítico: superando os desafios”.

Serão discutidas as transformações na produção energética mundial provocadas por fatores como o crescimento da produção do gás de xisto e a abertura de novos mercados. A competitividade da indústria de óleo e gás no Brasil, o uso de novas tecnologias na exploração em águas profundas, a consolidação do modelo de partilha no pré-sal e a importância do gás natural na matriz energética brasileira também são temas que serão explorados no evento.

Neste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), organizador do evento, representantes de 30 países, entre palestrantes, visitantes e expositores, já confirmaram presença. A exposição contará com a participação de 1,3 mil empresas nacionais e estrangeiras.

Serão diversos estandes de petroleiras e companhias fornecedoras da indústria de óleo e gás, que apresentarão novos produtos, serviços e as tecnologias mais recentes do setor. A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desenvolve equipamentos de alta complexidade, mostrará a produção dos cascos semissubmersíveis para as plataformas P-51 e P-56, da Petrobras.

A expectativa da diretoria da Nuclep é fazer contatos para firmar parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de grande porte, principalmente para as demandas do pré-sal. “Somos referência em muitos setores e nossa decisão é continuar a oferecer ao país o conteúdo local que ele exige”, destacou o presidente da empresa pública, Jaime Cardoso.

Troca de experiência

A conferência está dividida em cinco blocos temáticos: Exploração & Produção; Gás Natural e Energia; Abastecimento; Biocombustíveis; Segurança, Meio Ambiente, Saúde & Responsabilidade Social; e Regulação, Direito e Economia. Serão 18 painéis, quatro palestras e quatro plenárias durante o evento.

“Vivemos um momento interessante na indústria do petróleo e, por isso, precisamos trocar experiências e conhecimentos no que diz respeito às mudanças no cenário mundial, como também na capacitação de profissionais e sustentabilidade dos processos”, afirmou o presidente do IBP, João Carlos de Luca.

As plenárias contarão com a presença de nomes de destaque no mercado, como Fatih Birol, diretor-chefe da Agência Internacional de Energia (IEA), e József Toth, presidente do Conselho Mundial de Petróleo (WPC, sigla em inglês).

Os interessados em participar das palestras devem fazer a inscrição pelo site do evento até sexta-feira (5). Já para visitar apenas a exposição é necessário preencher um formulário até o dia 12. Segundo a organização, as inscrições poderão ser efetuadas presencialmente na abertura da Rio Oil & Gas Expo and Conference.

Mais informações em www.riooilgas.com.br.

Fonte: Portal Brasil


1ª Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014. O tema geral da Semana será “+ Produtividade”, todas as apresentações terão como foco principal mostrar como as geotecnologias podem efetivamente melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos. Os participantes assistirão aos seminários em tempo real e poderão fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm1.