Leica Geosystems anuncia novo sistema Cyclone para dados laser 3DCom o Cyclone 9.0, nova solução de software para processamento de dados de laser scanner líder do mercado, a Leica Geosystems HDS introduz grandes inovações, com patentes requeridas, para uma maior eficiência em projetos de laser scanning. Estes avanços beneficiam tanto o trabalho em campo como no escritório por meio de procedimentos de registro e criação de produtos de maneira significantemente mais rápida, isto graças a melhorias nas ferramentas de desenho 2D e 3D e modelagem de formas de aço. O Cyclone 9.0 possibilita aos usuários aumentarem a complexidade de seus projetos de forma fácil, assegurando uma consistente alta qualidade na geração de produtos.

Avanço em registro de dados

Quando a Leica Geosystems seguiu à frente do mercado com o registro cloud-to-cloud, possibilitou aos usuários – pela primeira vez – executar projetos acurados de laser scanning sem a necessidade de posicionar alvos físicos durante o levantamento, escaneá-los, e posteriormente modelá-los em escritório. Com o cloud-to-cloud pode-se tomar vantagem de sobreposições entre escaneamentos e registrá-los em conjunto.

“A técnica de registro cloud-to-cloud trouxe benefícios logísticos importantes no campo e economia de tempo para muitos projetos. Temos melhorado constantemente, mas os novos recursos de alinhamento automático de escaneamentos e registro visual no Cyclone 9.0 representam o maior avanço desde que o introduzimos o registro de cloud-to-cloud”, explicou o Dr. Chris Thewalt, Vice Presidente de Laser Scanning Software. “O Cyclone 9.0 permite que os usuários se beneficiem de escaneamentos sem alvos mais frequentemente, realizando o importante passo de registro de escaneamentos de uma maneira muito mais eficiente, em escritório, para muitos projetos. Como os usuários podem aumentar facilmente o tamanho e o escopo de seus projetos de escaneamento, o Cyclone 9.0 paga dividendos ainda maiores. Qualquer usuário que registra dados de laser scanner vai encontrar grande utilidade nestas capacidades”.

Com o apertar de um botão, o Cyclone 9,0 processa automaticamente os escaneamento e, se disponíveis, imagens digitais para criar grupos de sobreposição de escaneamentos, que serão inicialmente alinhados uns aos outros. Uma vez completo o alinhamento, um algoritmo é aplicado para o registro final. Esta nova opção de fluxo de trabalho também pode ser utilizado em conjunto com métodos de registo com alvos.  Os recursos combinados não somente possibilitam cenários de registro mais desafiadores viáveis, como também exponencialmente mais rápidos. Mesmo os usuários iniciantes irão apreciar a sua facilidade de uso, e a escalabilidade imediata para além de pequenos projetos.

A usuária expert Marta Wren, técnica especialista na Plowman Craven Associates (PCA – empresa líder no Reino Unido em levantamentos topográficos) constatou que as ferramentas do Cyclone 9.0 de registro visual aceleraram o processamento de registros em até quatro vezes comparados aos métodos anteriores. A PCA utiliza laser scanning para infraestruturas civis, propriedades comerciais, forense, entretenimento e aplicações de Building Information Modeling (BIM).

Novas ferramentas intuitivas 2D e 3D

Para aplicações de construção, novas ferramentas de desenho de alinhamento de vias permitem aos usuários importar alinhamentos de vias em formato LandXML ou usar polilinhas importadas ou criadas no Cyclone. Estas ferramentas permitem aos usuários criar facilmente modelos de secção transversal usando códigos de feições, bem como copiá-las para a próxima estação e visualmente ajustá-las para atender as condições viárias no novo local. Uma nova ferramenta de exagero vertical no Cyclone 9.0 permitir aos usuários ver claramente as mudanças sutis em elevação no terreno. As linhas criadas entre secções transversais ao longo da via podem também ser utilizadas ​​como linhas de quebra na criação de malhas de superfície ou de mapas ou plantas em outros softwares.

Para a elaboração de cenas forenses, de construção e fluxos de trabalho de BIM, uma nova ferramenta de corte rápido (Quick Slice) agiliza o processo de criação de um plano de esboço 2D para a elaboração de produtos, tais como plantas de construção e secções transversais, tudo isso em apenas um clique. O usuário só precisa escolher um ou dois pontos na face de um edifício para começar. Esta ferramenta pode também ser utilizada para analisar rapidamente a qualidade dos registros, verificando visualmente os locais onde as nuvens de pontos se sobrepõem.

Também incluídos no Cyclone 9.0 estão as poderosas ferramentas automáticas de extração de pontos, introduzido pela primeira vez no Cyclone II TOPO e no Leica CloudWorx. Os  SmartPicks são eficientes para encontrar automaticamente pontos altos, baixos e de amarre; além dos Points-on-a-Grid para o posicionamento automático de milhares de pontos sobre uma grade para a geração de malhas de superfície e faces de prédios.

Ajuste de formas de aço dos dados de laser scanning

Para aplicações de plantas industriais, construção civil e BIM, o Cyclone 9.0 também introduz uma inovação, com patente requerida, para a modelagem de formas de aço a partir de dados da nuvem de pontos de maneira mais rápida e fácil. Ao contrário de métodos demorados que necessitam do processamento de toda a nuvem de pontos ou isolar um segmento da nuvem, esta nova ferramenta permite aos usuários, de forma rápida e precisa, modelar formas de aço específicas diretamente em nuvens de pontos congestionadas. Os usuários só precisam fazer duas seleções ao longo de um objeto de aço para modelá-lo. As formas incluem perfis de aço (canal, ângulo, T e H) e tubos de formas retangulares.

O caminho rápido para a geração de produtos

O Leica Cyclone 9.0 também possibilita a criação, rápida e eficiente, de produtos para aplicações de construção civil, arquitetura, BIM, plantas industriais e documentação de cenas forenses por meio de laser scanners terrestres da Leica Geosystems High-Definition Surveying (HDS).

Disponibilidade

O Leica Cyclone 9.0 já está disponível no mercado. Mais informações sobre os software da linha Leica Cyclone podem ser acessadas em  http://www.leica-geosystems.com.br, o download das novas versões de softwares estão disponíveis neste site ou no portal myWorld, ou diretamente com o seu representante autorizado Leica Geosystems mais próximo. Para mais informações visite o site dedicado: http://www.leica-geosystems.com/cyclone