Um conjunto de dados precisos sobre precipitação está disponível gratuitamente através do Sistema de Processamento de Precipitação (PPS- Precipitation Processing System) da NASA, os dados  podem contribuir para estudos de clima, previsão do tempo e outras aplicações.

Uma das primeiras tempestadas observadas pelo GPM Core Observatory em 14 de março de 2014, na parte oriental dos EUA, revelando uma cobertura completa desde a precipitação de chuva á neve. Imagem: NASA/JAXA

Os dados foram obtidos a partir de observações da missão Global Precipitation Measurement (GPM), uma missão conjunta entre a NASA, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e com a contribuição de uma constelação internacional de satélites parceiros.

Considerada a primeira rede de satélites coordenada internacionalmente, os satélites fornecerão observações quase em tempo real da chuva e da neve a cada três horas em qualquer lugar do globo.  Os instrumentos presentes no GPM e nos satélites parceiros permitem detectar chuva e neve nas nuvens, medir o tamanho e determinar a distribuição das partículas de chuva e flocos de neve.

Os dados fornecerão aos cientistas nova perspectiva sobre as tempestades de inverno, especialmente perto dos pólos. Além disso, através das medições de precipitação de neve e de chuva, feitas pelo GPM, será possível determinar onde e como a água se move ao longo do ciclo global da água.

A NASA pretende contribuir para a compreensão sobre os ciclos da água e energia e dar novos dados sobre os níveis de precipitação, que possam ser usados em favor da sociedade também para ajudar a compreender o equilíbrio dos níveis de água potável disponíveis no planeta.

Confira o vídeo que a NASA divulgou sobre a primeira tempestade de neve estudada pelo GPM.

Fonte: Space Daily