Por Lívia Pessanha Pessoa

A realidade a ser enfrentada por muitos jovens atualmente, é bem diferente da encontrada por pessoas já inseridas há um tempo no mercado de trabalho. A alta competitividade, necessidade de saber como se destacar em meio a milhares de talentos, bem como a ânsia por uma carreira promissora são alguns dos desafios e preocupações que nós, jovens estudantes, tentamos superar a cada dia. Nesse contexto, muitas são as alternativas para se preparar para a vida futura, onde sem dúvida, a Empresa Júnior ocupa um lugar de destaque.

Atual equipe que forma Geoplan Júnior

O que seria uma Empresa Júnior? Qual o seu principal objetivo e quais as vantagens de se fazer parte desse movimento que cresce cada vez mais no país?

De caráter colaborativo, as Empresas Juniores não possuem fins lucrativos. São formadas a partir de iniciativas estudantis, com a esperança muitas vezes de suprir carências encontradas nas próprias universidades, dentro do curso a que elas pertencem. O valor cobrado pelos projetos executados é simbólico e destinado à manutenção interna da própria Empresa, logo, seus membros, obrigatoriamente da graduação, participam de forma voluntária, devendo conciliar a vida acadêmica na universidade com as tarefas exigidas pela Empresa Júnior.

Evidentemente, as vantagens de se participar de uma EJ são inúmeras. Além da proximidade com o mercado de trabalho, o estudante acaba conhecendo diferentes cenários de possibilidades de trabalho, aprendendo no decorrer do curso, a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em todos os projetos e serviços executados pela EJ. Porém, os benefícios vão além de uma vivência tipo “estágio”. Além de aplicar conhecimentos e conhecer novas perspectivas, o Empresário Júnior acaba sendo obrigado a saber administrar, conviver em grupo, além de buscar inovar sempre. Todas essas características extras surgem do fato de que a Empresa Júnior só vê continuidade e prosperidade devido ao esforço dos próprios membros. Em conjunto, eles devem procurar o crescimento da EJ no sentido de divulgação, qualidade nos serviços, inovação, além de diferentes formas de devolver à comunidade tudo o que a universidade investe neles. Nesse aspecto, entra a parte de “Projetos Sociais”. Além de trabalhar em projetos para a empresa, uma EJ deve sempre procurar atividades que colaborem com o crescimento da comunidade em que a universidade está inserida. Eis o motivo de muitas EJs fazerem parte dos chamados “Projetos de Extensão”.

Diante disso, qual o impacto que uma EJ tem no país? De acordo com dados na página da EJFGV – Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas, existem no Brasil mais de 700 Empresas Juniores, somando mais de 22.000 Empresários Juniores de diferentes cursos e áreas do conhecimento.

Sobre a  Geoplan Júnior

Quando se fala em “Área Geo” no meio empresarial e de prestação de serviços, poucos se lembram da Geografia como forma de trabalho fora das salas de aula ou dos gabinetes acadêmicos. Essa visão é também a de muitos estudantes que ingressam no curso com aquela incerteza do que acontecerá após a formatura. O profissional Geógrafo, além de saber atuar em diversas áreas em conjunto, é aquele que possui uma visão mais ampla dos fatos. Ao observar uma paisagem, consegue correlacionar diversos temas como geologia, geomorfologia, clima, aspectos humanos, urbanos, econômicos, etc, de maneira a obter previsões a respeito de determinado assunto ou cenário.

É nesse contexto que em 2009, em meio a vários desafios e dificuldades, a Geoplan Júnior- Empresa Júnior do Curso de Geografia da Unesp de Rio Claro – SP foi fundada, por iniciativa de alunos da graduação. “A iniciativa de formar uma Empresa Júnior no curso de Geografia, nasceu da necessidade de aproximar a formação acadêmica do graduando com a vivência de mercado, além de romper os muros da universidade, evidenciando para a sociedade e para o mercado, a aplicação prática da Geografia.” (Thiago Sailer – um dos fundadores da Geoplan Júnior). Algo difícil de ser visualizado pelos alunos era como estruturar a empresa sem uma base anterior: “Hoje, entendo que a maior dificuldade, em um primeiro momento, foi ter que lidar com dois problemas cruciais para a consolidação da empresa concomitantemente: a estruturação interna e um posicionamento estratégico no mercado. Tínhamos a ideia de ser uma empresa que atendesse às demandas por conhecimento geográfico do mercado de uma forma mais prática e de oferecer esta possibilidade de trabalho aos alunos do curso. Mas como fazer isso sem uma referência anterior? Este era um desafio a ser superado, enquanto isso novos membros iam chegando sem que tivéssemos uma resposta clara.” (Lucas Marquezini – um dos fundadores da Geoplan Júnior)

Inicialmente, foram previstos os serviços que a Empresa ofereceria “Iniciamos a empresa com uma carta de serviços e em pouco mais de um ano tivemos que alterá-la radicalmente mais de uma vez. Logo depois que saí sei que houve pelo menos mais uma mudança considerável. Isso foi sendo gradativamente superado graças à forma como os novos membros abraçaram a causa da Empresa Júnior, com um entusiasmo e comprometimento que surpreendia diariamente até mesmo a nós fundadores da EJ” (Lucas Marquezini). Por fim, atualmente, serviços que a Geoplan passou a oferecer buscavam abarcar diversos “setores” da ampla Geografia. Dentre eles, destacam-se:

-Consultoria em Educação Ambiental
– Confecção e Edição de Mapas através da utilização de SIGs
-Estudos e Diagnósticos socioambientais para Planejamento Ambiental, Urbano e Regional

Todos os serviços (ou projetos) comerciais da Geoplan Júnior são negociados pelos própriosmembros da empresa. Os valores cobrados são de 30% do valor de mercado, uma vez quenenhum membro possui diploma da graduação, além de não receberem para trabalhar naempresa. O trabalho é inteiramente voluntário e deve partir de iniciativa própria.

Geoplan Júnior entre as 3 melhores empresas júniores da área Geo no concurso promovido pelo MundoGeo#Connect Latin America.

Todo omontante arrecadado através desses projetos comerciais é investido na própria empresa ou nacapacitação e participação de membros em cursos e eventos.Dentre os primeiros serviços feitos pela Geoplan destacam-se o Estudo de Mercadopara a Loja de móveis Infantis de Rio Claro – SP. O intuito do cliente era aumentar as vendasque se encontravam em baixa, bem como identificar os principais motivos desse problema.Dessa maneira, foram aplicados questionários para certa quantidade de pessoas no municípiode Rio Claro, além de questionários para os clientes da loja, foi feita uma análise sócioeconômicado município, análise da estrutura da cidade, concorrentes vizinhos, fluxo declientes; foi verificada também a forma de atendimento dentro da loja através de “clienteoculto”.

Os produtos finais foram diversos mapas, oferecendo uma espacialização de todos osdados obtidos e possíveis cenários futuros para a loja, possibilitando a tomada de decisão porparte do proprietário.

Outros projetos comerciais executados pela Geoplan giraram em torno de confecçãode mapas temáticos para diversos fins, dentre eles Plano Diretor, espacialização de dadosobtidos através de aplicação de questionários, entre outros.Tão importantes quanto os projetos comerciais, são os projetos sociais que a Geoplandesenvolve. Dentre os primeiros, podemos destacar o realizado na Casa de Crianças Nosso Larem Rio Claro, onde foram oferecidas oficinas de Educação Ambiental para as crianças uma vezpor semana. O projeto teve a duração de um ano e contou com a participação de todos osmembros da Empresa.

Outro projeto realizado foi em parceria com a Secretaria do MeioAmbiente de Rio Claro. Consistiu na apresentação de uma peça de teatro em todos os colégiosmunicipais da cidade, com o objetivo de ensinar a importância da coleta seletiva aos alunos doensino infantil. Atualmente, os membros participam de um projeto destinado à confecção deMapas para alunos com baixa visão, em parceria com o Projeto “Cartografia Tátil”, coordenadopela Prof. Dra. Maria Isabel C. Freitas na Unesp de Rio Claro.Outro ponto que a Geoplan se esforça para realizar com cada vez mais qualidade são osEventos. Uma das principais prioridades da Geoplan é de todo ano organizar um eventogrande, que abranja dois ou três dias, e que envolvam diversos temas do setor Geo. Aorganização desses eventos faz com que os membros adquiram capacidades degerenciamento, responsabilidade, trabalho em grupo, pró-atividade e adquiram habilidades emoutras áreas, como marketing, finanças, relacionamento com clientes e patrocinadores, noçãode logística, etc.

Resumidamente, os eventos garantem o treinamento das habilidadesempreendedoras dos membros da EJ. Durante todo o processo de estruturação desseseventos, várias empresas do setor tornam-se parceiras, contribuindo de alguma forma para osucesso do mesmo, como é o caso da Geoambiente, Here – A Nokia Company, FurtadoSchmidt, AMS Kepler, entre outras. Através desses encontros e eventos, a Geoplan busca levarpara a comunidade de estudantes e atuantes do setor, inovações da área GEO, novas idéias,bem como promover uma interação das pessoas que participam destes eventos. Temos comodestaque o I e II WORKSHOP INOVAGEO, que buscam falar sobre as inovações no setor, e o IENCONTRO NACIONAL DE EMPRESAS JUNIORES DO SETOR GEO, que reuniu várias EmpresasJuniores do país, a fim de promover a aproximação e troca de informações das mesmas.RESUMINDO…Fazer parte deste projeto garante muita satisfação por parte de seus membros. Alémde conviver em equipe, temos a oportunidade de aprender cada vez mais coisas novas arespeito da área GEO, seja através de capacitações como a oferecida pela Métrica Tecnologiassobre Geodésia e Topografia, seja no dia a dia da convivência entre os membros e execução detrabalhos.

Os esforços dos membros sempre surpreendem, e trazem bons frutos para aempresa. Exemplo disso foi o prêmio de MELHOR EMPRESA JÚNIOR DO SETOR GEO DAAMÉRICA LATINA, cujo título foi conquistado duas vezes pela Geoplan, o que sempre motivoucada vez mais todos os membros que passaram e passam pela EJ.Às empresas que sempre estiveram ao nosso lado e acreditaram no trabalho querealizamos, gostaríamos de dizer MUITO OBRIGADO! É sempre muito gratificante e inspiradorvermos nossos trabalhos serem reconhecidos por pessoas experientes e de sucesso! Estamossempre abertos a parcerias e projetos!Finalizaremos este artigo com o depoimento de dos ex presidentes da Geoplan Júnior,bem como do atual, que hoje fazem parte do mercado de trabalho e ainda dão suporte amuitas conquistas feitas por nossa EJ.“A Geoplan foi para mim a maior realização da minha vida, até o momento, além de meabrir inúmeras portas no mercado de trabalho. É um orgulho imenso ter participado da criaçãoe consolidação de algo de tanto valor, como uma empresa júnior.” Thiago Sailer”A oportunidade de participar de um projeto como a Geoplan durante a graduaçãopermitiu conhecer oportunidades da profissão, desenvolver habilidades pessoais e técnicas,além de conhecer novas pessoas e idéias. Foi um período de preparação e conquistas que setornou referência para as experiências profissionais que estou vivenciando.” MarianaFigueiredo de Oliveira – Assistente de pesquisa do WRI Brasil Diretora da AssociaçãoProfissional de Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP)“Os aprendizados foram diversos e intensos. Tanto na formação como geógrafo emesmo na pessoal.

Às vezes tenho a impressão que valeu por uma segunda graduação. Achoque os principais foram que você deve sempre ser fiel aos seus planos, mas nunca escravodeles. Um ajuste de rota no andamento de projeto não é vergonha para ninguém, e podecorrigir grandes erros. E no trabalho em equipe, independentemente da amizade e do respeito,nada substitui a importância de ser sempre o mais transparente possível com os seus pares.”Lucas Marquezini – Analista em Geociências na CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL“Ter feito parte da Geoplan Júnior foi, com certeza, a experiência mais engrandecedoraque tive, tanto no âmbito pessoal como profissional. Destaco que a empresa júnior permite aosseus membros a oportunidade de fazer projetos reais, desenvolver habilidadesimportantíssimas, adquirir responsabilidades e fazer network, sendo que tudo isso estádiretamente atrelado a uma vivência empreendedora, o que traz aos seus participantesgrandes diferenciais no momento de transição da universidade para o mercado de trabalho. Oforte sentimento de pertencimento e amor à causa que defende, aliados a constante inovaçãoe aperfeiçoamento de processos que os empresários juniores buscam, sem dúvida os tornamprofissionais ímpares. “ Vinícius Filier – Gerente de Projetos da Métrica Tecnologias“Já sabia que o curso de Geografia não era o que diziam, de que as perspectivas demercado não eram mais as mesmas de antigamente e que a única saída seria ser professor.Tive essa idéia mais clara do potencial que o Geógrafo tem, antes mesmo de ingressar nafaculdade, durante meu estágio na Embrapa. Lá, trabalhei com geógrafos e pessoas de outroscursos e vi como os geógrafos eram tão capazes quanto e como tinham um grande potencial.Mas, quando entrei no curso e comecei a participar da Empresa Júnior, fui surpreendido e vique o potencial na carreira era muito maior do que imaginava.

Ao participarmos dos projetoscomerciais, sociais e organização de eventos, a paixão cresceu e vi que era a geografia querealmente seguiria. Vi que a Geografia é a grande próxima profissão do futuro e que anecessidade do geógrafo no mercado se torna cada vez maior. A Geoplan Júnior foi,simplesmente, grande parte para que esse sonho se deslanchasse.” Ivan Shieh Basotti – AtualPresidente da Geoplan Júnior