Um relatório publicado em 2013 pela Oxera, companhia de pesquisas do Reino Unido, revelou que o setor geoespacial movimenta de 150 a 270 bilhões de dólares por ano, o que equivale a um terço da indústria global de aviação. O relatório afirma que “os serviços geoespaciais estão contribuindo para a economia global, através da eficiência de seus produtos, por facilitarem o desenvolvimento de atividades econômicas e a geração do bem-estar social”.

Há 16 anos a MundoGEO vem contribuindo com este setor, disseminando as informações e o conhecimento geoespacial. Faço parte desta história desde 2010 e, a partir de agora, amplio minha contribuição como o novo Editor desta conceituada revista, que busca apresentar o melhor da geoinformação para seus leitores.

É um grande desafio, manter a competência e o trabalho de referência que a MundoGEO desempenha e, por outro lado, buscar sempre a renovação, permanecendo atento às mudanças do mercado e às demandas dos usuários e fornecedores das informações geoespaciais. Nestes quatro anos, tendo atuado diretamente nos principais projetos da empresa, pude perceber o quanto é importante valorizar, acima de tudo, o indivíduo, através do cuidado em cada atendimento prestado, notícia ou matéria publicada, evento ou seminário realizado. Afinal, é sempre uma pessoa que está na outra ponta, recebendo e processando a informação.

Estamos sempre abertos para contar com a sua colaboração. O evento MundoGEO#Connect por exemplo, desde sua concepção, em 2011, é formatado com informações e demandas da própria comunidade, que contribui através de pesquisas online ou dos canais diretos de comunicação (e-mail, telefone, redes sociais, etc.), e assim acontece em todas as atividades que a MundoGEO se propõe a realizar.

Muito trabalho e “suor” vêm pela frente. Desejo toda a sorte para o Eduardo Freitas na nova empreitada à frente do Instituto GEOeduc, empresa que veio complementar e fortalecer ainda mais o grupo MundoGEO.

Vamos juntos construir uma comunidade geoespacial mais forte!

O GIS nas mãos do usuário

O ArcGIS 10, lançado oficialmente em julho de 2010, abriu esta década demonstrando todo o potencial do geoprocessamento. Uma mudança rápida na forma com que os usuários se relacionavam com as informações se sucedeu e, desde então, a Esri lançou dezenas de novas soluções e conceitos. Veja na matéria de capa como a companhia norte-americana se reinventou para responder a este novo momento da análise geográfica e colocar o poder do GIS nas mãos do usuário.

Nova coluna: BIM

A edição 77 inaugurou uma nova coluna. O leitor poderá ficar por dentro da tecnologia e mercado da Modelagem de Informações da Construção, a nova era para a indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O autor é Fernando Cesar Ribeiro, Engenheiro Civil e mestre em Engenharia de Transportes pela USP, professor e coordenador do Curso de Edificações do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e professor da Faculdade de Engenharia da FAAP.

Alexandre Scussel

 Geógrafo (UFPR) e Técnico em Informática. Editor do Portal e Revista MundoGEO, Coordenador Técnico dos Seminários Online e do Evento  MundoGEO#Connect LatinAmerica
editorial@mundogeo.com