A Embrapa Monitoramento por Satélite, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove, no dia 24 de setembro, o Seminário sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais em Campinas, São Paulo. O evento será realizado no auditório do centro de pesquisa e visa debater a implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) da Embrapa em consonância com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O seminário é gratuito e aberto ao público por meio de inscrição on-line no endereço www.cnpm.embrapa.br/eventos/geoinfo/ficha.php.

Seminário discute a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
Imagem da região de Londrina, PR, com correção atmosférica pelo modelo de transferência de radiação (ModTran). Imagem: Embrapa

Duas palestras vão levar a temática à discussão. Dênis Soares, coordenador geral de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abordará a importância da Inde na gestão pública. Já o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Hesley Py, fará uma reflexão sobre o momento atual da Inde e os próximos passos a serem seguidos.

Após o Seminário, será realizado, até 26 de setembro, o Workshop do projeto GeoInfo, também na Embrapa Monitoramento por Satélite, voltado para colaboradores do projeto GeoInfo – Modelo de Gestão da Informação Geoespacial da Embrapa – e participántes da implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (IDE-Embrapa). O objetivo do workshop é contribuir com a definição do processo de gestão da geoinformação da Embrapa em consonância com as diretrizes da Inde.

IDE-Embrapa

A IDE-Embrapa prevê o estabelecimento de um processo para organizar, preservar, qualificar e ofertar a geoinformação gerada pela Embrapa de acordo com as diretrizes federais estabelecidas, de forma a ampliar o potencial de aplicação dessa informação na produção e difusão de conhecimento e inovação e, ainda, evitar a redundância de esforços em sua elaboração. Atualmente, a iniciativa conta com o envolvimento de dez Unidades da Embrapa.

Fonte: Embrapa