Sistema integrado de mapeamento e informações referenciadas facilita a gestão do policiamento no estado e pode ser aplicado em diversos setores

Com o suporte de recursos tecnológicos inovadores, os setores responsáveis pela segurança pública em Minas Gerais contam com sistema integrado de georreferenciamento para centralizar estratégias de defesa social, repercutindo na qualidade e otimização dos serviços prestados à população. A solução, desenvolvida pela Digicade Tecnologia, permite rastrear viaturas e mensurar a incidência de crimes por região, favorecendo a gestão estratégica da segurança pública no estado.

Location Based Service, é uma solução que permite o rastreamento. Imagem: Digicade

Com soluções voltadas para controle e gestão de ocorrências, chamadas e atividades policiais, a ferramenta é utilizada pela Polícia Militar do estado, a partir da integração de módulos adaptados às suas demandas. Por meio de um mapa digital formulado para acompanhamento em tempo real, os serviços somam tecnologias de ponta e inteligência geográfica, fornecendo aos gestores um sistema completo, com resultados que impactam na economia de tempo, recursos e esforços.

De acordo com o diretor-executivo da Digicade, Carlos Diniz, a solução tem como diferencial o atendimento às necessidades específicas do setor, focando em gestão da informação e qualidade dos serviços oferecidos. “Os desafios enfrentados pelos responsáveis pela segurança pública exigem mecanismos tecnológicos que favoreçam a geração de indicadores e a análise de estatísticas. Mapeando e monitorando as ocorrências, é possível planejar as ações policiais e criar estratégias para a redução da criminalidade”, afirma.

Tecnologia voltada para segurança

Para os serviços operacionais de segurança pública em Minas Gerais, o sistema desenvolvido pela Digicade proporciona uma tomada de decisões planejada e otimizada, baseada em dados estratégicos e informações precisas. A solução agrega mapas e imagens à base de dados exclusiva da polícia, auxiliando na definição de áreas de responsabilidade e atuação de cada companhia e facilitando a gestão de atendimento a ocorrências pelo 190.

Além da plataforma de georreferenciamento, histórico de dados e geração de estatísticas, a Digicade fornece à Polícia Militar um sistema integrado de monitoramento veicular, a partir de dispositivos de rastreamento instalados nas viaturas. Com cerca de 1.500 veículos monitorados, é possível mapear a localização de cada um deles em tempo real, traçar um perfil de sua atuação e otimizar rotas, reduzindo o tempo de atendimento das chamadas de emergência e favorecendo a distribuição do patrulhamento em cada região.

“Hoje, não se liga uma viatura sem uma finalidade. A tecnologia nos permite basear as ações em estratégias, pautadas na prevenção proativa e na repressão qualificada do crime, afetando toda a gestão de qualidade”, destaca o Chefe da Sala de Imprensa da PMMG, Major Gilmar Luciano. Segundo ele, o georreferenciamento permite mapear a onda de ocorrências, além de gerenciar a modalidade e a frequência de crimes mais comuns em cada região, favorecendo ações preventivas localizadas.

Soluções em inteligência geográfica

A Digicade Tecnologia atua há quase 20 anos no desenvolvimento de soluções integradas a informações geográficas, com produtos e serviços customizados para cada modelo de negócio. Além da implantação em segurança pública, as aplicações do sistema de mapeamento podem ser adaptadas para diversos segmentos, atendendo às necessidades de diferentes setores.

Com expertise em telecomunicações, utilities, mineração e pesquisas de mercado, a Digicade desenvolve sistemas personalizados de inteligência geográfica baseados em plataformas tecnológicas universalmente consolidadas, como Google, Oracle e Autodesk. As soluções fornecidas aprimoram a tomada de decisões e potencializam a gestão de informações, reduzindo custos e otimizando processos.