Evento realizado integralmente pela Internet, no dia 26 de setembro, mostrará as características, vantagens e resultados da tecnologia RTK para levantamentos topográficos

Semana de Seminários MundoGEO 2014Um dos trabalhos precursores do posicionamento cinemático com GPS foi desenvolvido pelo Dr. Remondi, que defendeu sua Tese de Doutorado na Universidade do Texas em 1985. Desde então, o método foi sendo aprimorado e, hoje, é de uso comum. Ele passou a ser denominado de Real Time Kinematic (RTK), quer seja na sua forma original, com apenas uma estação base, ou em rede (RTK em rede). Para detalhar e mostrar como o mercado brasileiro vem utilizando esta tecnologia, a MundoGEO vai reunir em um evento online profissionais e especialistas, como parte da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, e vai focar no aumento da produtividade nos levantamentos de dados. Pela primeira vez no Brasil, um evento irá discutir de forma totalmente online os temas mais relevantes e que estão em alta no mercado de geomática. Serão realizados cinco seminários totalmente online, um a cada dia, que mostrarão como as geotecnologias podem melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos de campo, instruindo e sugerindo discussões sobre os temas: Drones & Vants; Cadastro Ambiental Rural; Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Laser Scanning 3D; e tecnologia RTK.

RTK: características, vantagens e resultados

O Seminário RTK vai apresentar, no dia 26 de setembro, os principais processos envolvidos com levantamentos de campo utilizando soluções RTK. Na segunda parte do seminário serão apresentados resultados de projetos que utilizam estas tecnologias, além de comparações com os levantamentos tradicionais, focando no aumento da qualidade e produtividade.

Veja a agenda completa:

14h às 16h: As vantagens do sistema RTK nos levantamentos topográficos
• Wanderley Kampa Ribas | Esteio
Engenheiro Cartógrafo e de Dutos, Gerente de Projetos da Esteio – Engenharia e Aerolevantamentos S.A. Coordenador de projetos de cartografia, topografia e geodésia com especialidade em atividades de apoio fotogramétrico, aerotriangulação, restituição fotogramétrica, processamento de imagens aéreas digitais, laser scanner aerotransportado, geração de ortofotocartas, mapas de declividade, mapas hipsométricos, mapas de intensidade, geração de MDT e MDE, cadastros urbanos, rurais, mineiros. Projetos de Dutos, terraplenagem de faixas, localização de dutos com técnica PCM, analise de revestimento, analise de proteção catódica através da técnica CIS, projetos FEED (Front End Design), sondagens diretas e indiretas, eletroresistividade, GPR (ground penetration radar). Coordenador do cadastro urbano e rural da Província de Córdoba – Argentina. Coordenador da atualização do cadastro urbano das cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Coordenador do cadastro de áreas rurais de faixas de dutos da Petrobrás.

16h às 16h30: Levantamentos por método RTK-GNSS: quando utilizar e quais resultados esperar
• Flavio Boscatto | IFSC
Formado no curso Técnico de Geomensura (antigo CEFET/SC, atual IFSC), com pós graduação em nível mestrado e doutorado em Eng. Civil, atualmente trabalha como professor no Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC, atuando nas disciplinas de Topografia e Agrimensura. Experiência em levantamentos topográficos e geodésicos em áreas urbanas para fins de usucapião, retificação de área, desmembramento e unificação de imóveis e em área rural para implantação de usinas hidrelétricas e reserva legal. Também trabalhou com medições do Patrimônio Cultural em levantamentos de sítios arqueológicos e edificações históricas. Desenvolveu trabalhos para projetos de engenharia e locação de obras civis.

16h30 às 17h: Sistemas RTK: sua produtividade, recentes inovações e aplicações
• Luiz Dalbelo | Santiago & Cintra Geo-Tecnologias
Graduado em engenharia cartográfica pela Universidade Estadual Paulista, com mestrado em ciências geodésicas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é gerente de vendas de produtos de alta tecnologia e VANTs da Santiago & Cintra.

Participe!

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em cada seminário ou em todos. Faça já sua inscrição no Seminário RTK por apenas R$ 119,00 (cento e dezenove reais). Os participantes terão acesso à todos os materiais (arquivos pdf, vídeos e gravações) dos seminários, poderão interagir com os palestrantes via chat e concorrerão a um navegador GPS. Após o webinar, serão enviados certificados digitais de participação. Acesse a página da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO e saiba tudo sobre este novo evento!

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre a Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014. O tema geral da Semana será “+ Produtividade”, todas as apresentações terão como foco principal mostrar como as geotecnologias podem efetivamente melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos. Os participantes assistirão aos seminários em tempo real e poderão fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm1.

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 4.550 participantes, de mais de 30 países, além de 185 palestrantes e 57 empresas expositoras.