Entrevista exclusiva con Luiz Munaretto, consultor na área de VANTs e aeronáuticaEngenheiro eletricista, piloto instrutor da Aviação de Caça e piloto de provas, Luiz Munaretto é instrutor do curso de ensaios em voo, com 25 anos de experiência na área. Coronel da reserva da FAB, Munaretto foi inspetor de aviação (INSPAC) pelo DAC. Ministra cursos aeronáuticos no Brasil e no exterior e provê há 4 anos cursos e consultorias na área de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) pela DCA-BR, onde é especialista, instrutor e consultor de VANTs e em engenharia aeronáutica. Munaretto foi instrutor do Curso VANTs & Drones, realizado no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

MundoGEO: Quais os componentes necessários para se efetuar operações com VANTs com segurança?

Luiz Munaretto: Vou responder a pergunta com 4 outras perguntas: a) o VANT está regular e obedece as normas da Anac, do Decea e da Anatel? b) o VANT tem documentação operacional e segue um programa de manutenção? c) o piloto do VANT está bem treinado e tem conhecimentos de aerodinâmica, de meteorologia e de regras de tráfego aéreo? d) a empresa tem padrões de operação estabelecidos? Se as 4 respostas foram “sim”, pode-se dizer que essa operação tem padrão um mínimo aceitável de segurança.

MG: As empresas do setor de mapeamento estão prontas para atuar com VANTs?

LM: A maioria das empresas considera a operação de VANT como uma operação de aeromodelo mais sofisticado e não como uma atividade aeronáutica como deveria ser. Outro aspecto é que as empresas concentram-se na parte da coleta dos dados (razão maior da operação) e confiam demais na baixa probabilidade de falhas, em problemas de tráfego aéreo e no dano a terceiros (pessoas ou propriedades).

Continue lendo a entrevista com Luiz Munaretto, disponível na íntegra na revista MundoGEO 77, que pode ser acessada gratuitamente no Portal MundoGEO.


1ª Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, que focará no aumento da produtividade nos levantamentos de campo. Conheça mais sobre a tecnologia empregada em Drones e Vants no dia 22 de Setembro dentro da programação da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO. Faça sua inscrição aqui!