car-parana-90-porcento-propriedadesFaltando menos de oito meses para o fim do prazo para que todas as propriedades rurais do Brasil tenham o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Paraná menos de 10% estão registradas. A informação foi repassada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Junior, que esteve ministrando palestra sobre o assunto no dia 22 de Setembro em Ponta Grossa. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais. De acordo com ele, o Estado possui 532.840 propriedades rurais e o prazo para fazer o CAR termina no dia 5 de maio de 2015.

O CAR está previsto no Código Florestal (lei federal 12.651/12), mas ainda gera polêmica entre os agricultores. De acordo com Caetano, os grandes latifundiários terão de efetuar pagamento, mas os pequenos serão apoiados pelo Estado. Ele cita que as propriedades com até quatro módulos fiscais – o equivalente a 70 ou 80 hectares – terão o CAR garantido pelo governo. “E 100% dos agricultores familiares estão dentro dos quatro módulos. Quem recebe assistência do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) também será beneficiado”, conta.

A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo convênios com as federações de apoio ao agricultor, sindicatos rurais patronais e dos trabalhadores e outras entidades ligadas ao segmento para difundir as informações sobre o CAR, que é obrigatório. “Daqui a alguns anos, quem não tiver o CAR, não terá direito a nada, como seguro agrícola e licenciamento ambiental, por exemplo. Além disso, quem tiver o CAR terá juros menores nos financiamentos”, explica Caetano.

Fonte: Diário dos Campos