cartografia-social-florianopolis-curso-gisEntre os dias 25 e 27 de Setembro será realizado no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o curso de Cartografia Social, uma iniciativa do programa de extensão “Os usos sociais do desenho”.

O curso será ministrado por Letícia Ayumi Duarte, Marcelo Cunha Varella, Otávio Rocha e Douglas Ladik Antunes, do grupo Identidade e Conflitos Territoriais no Sul do Brasil. O curso terá duas partes: o módulo teórico inicial, com fundamentos da cartografia social e introdução ao software livre Quantum GIS (QGIS), um Sistema de Informação Geográfica (SIG); e o módulo prático, com o uso de ferramentas do software e práticas de mapeamento e desenvolvimento de mapas temáticos e fechamento de arquivos.

Direcionado aos movimentos sociais e demais interessados, o curso tem carga horária de 24h e será realizado na sala de informática do prédio das Artes Visuais da Udesc (com exceção da tarde do dia 25, que será na sala de Desenho II da Udesc Ceart).

Serão disponibilizadas 12 vagas gratuitas e, para participar, basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico osentidoolhar@gmail.com com as motivações pessoais de interesse pelas aulas. No caso de um número maior de inscritos haverá uma seleção, e os selecionados receberão confirmação de inscrição.

Fonte: Ceart/Udesc