Lançado há pouco mais de um ano, o Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR), ferramenta oficial que mapeia as ações do governo federal, será apresentado nesta quinta-feira (25) a especialistas de georreferenciamento reunidos na Conferência Latina Americana de Usuários da ESRI (Lauc 2014), em Campinas (SP).

Construído sobre a plataforma ArcGIS, o ODR é uma ferramenta web de apresentação de malhas, dados e indicadores georreferenciados. Também possui recursos para a criação de mapas temáticos, mapas de calor e edições personalizadas, além de permitir a elaboração de gráficos e tabelas com cruzamento de informações, para comparação sobre a evolução de índices brasileiros de desenvolvimento.

O coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Gustavo Basso, afirma que a presença na conferência é um reconhecimento da importância do ODR como ferramenta de acompanhamento de políticas públicas e uma grande oportunidade para fazê-la crescer.

Edições anteriores da conferência reuniram mais de 1.500 participantes, entre eles diretores de empresas, consultores, acadêmicos, usuários GIS, programadores, técnicos, analistas, desenvolvedores, gerentes de projeto, estudantes e jornalistas.

Melhorias – O Observatório de Desenvolvimento Regional também é utilizado para traçar melhorias e investimentos nos projetos do Ministério. Segundo a secretária de Desenvolvimento Regional (SDR), Adriana Alves, a tecnologia tem auxiliado a implementação das ações previstas na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “O ODR tem sido fundamental para a análise mais profunda das políticas e programas regionais, promovidos pelo Ministério e pelos demais órgãos do governo federal. Também permite um balanço mais preciso dos impactos gerados pelas políticas no desenvolvimento do território”, explica Adriana.