mapas-desertificacao-insa-semiaridoO mosaico de imagens da região semiárida permitirá aos pesquisadores estudarem recursos hídricos, cobertura vegetal, agricultura, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e mancha urbana dos núcleos de desertificação.

O Semiárido brasileiro possui seis núcleos de desertificação, 1º Cabrobó (PE), 2º  Gilbués (PI), 3º Inhamus (CE), 4º Irauçuba (CE), 5º Jaguaribe (CE) e 6º Seridó (PB e RN), com 59 municípios inseridos no perímetro. No Ceará se localizam 12 municípios, na Paraíba 28, no Rio Grande do Norte 6, em Pernambuco 6 e no Piauí 7, contabilizando  uma área  total  de 68.500 km², distribuída pelos cinco estados.

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB) disponibilizará os mapas das área de desertificação pela internet.

O Insa, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, obteve um mosaico de imagens dos seis núcleos de desertificação capturadas pelo satélite RapidEye. As imagens originais, de resolução espacial de 5 m, e com escala de visualização de 1: 25.000, foram obtidas a partir do Sistema Geocatálago.

Satélite RapidEye

RapidEye é uma constelação de 5 micro-satélites usados nas seguintes áreas: agricultura, floresta, segurança, óleo e gás, governos, cartografia, visualização e simulação.

Os satélites tem uma resolução espacial de 5 metros multiespectral, registrando em 5 faixas espectrais nas regiões do visível e do quase infravermelho (faixa red-edge).

Acesse os mapas:

Núcleo de Desertificação de Cabrobó
Núcleo de Desertificação de Gilbués
Núcleo de Desertificação de Inhamus
Núcleo de Desertificação de Irauçuba
Núcleo de Desertificação de Jaguaribe
Núcleo de Desertificação do Seridó

Fonte: Instituto Nacional do Semiárido