Airbus Defence and Space se tornou a primeira empresa a obter a certificação civil europeia de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone).

A Airbus apresentou formalmente o seu veículo aéreo não tripulado, o Atlante,  para a certificação civil – o primeiro de tal aplicação na Europa. O pedido foi feito pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), o órgão responsável pela certificação de todos os aviões projetados ou operados na Europa.

O Atlante é um monomotor de 570 kg, destinado a cumprir uma ampla variedade de papéis comerciais, tais como: vigilância de tubulações de petróleo, linhas de alta-tensão, ferrovias, desastres naturais, incêndios florestais ou eventos esportivos.

A empresa e EASA trabalharão em conjunto para desenvolver um processo de certificação para este novo tipo de produto, com base no processo normalmente utilizado para aeronaves tripuladas, que definirá os padrões para certificações de futuros VANTs  na Europa.

Miguel Ángel Morell, Chefe de Engenharia de Aviação Militar, disse: “VANTs representam uma atividade que cresce rapidamente na aviação comercial e que, portanto, terá um impacto econômico muito significativo em um futuro próximo.”

Fonte: Airbus Defence and Space