O MOBQI, que já teve cinco mil downloads desde o dia do seu lançamento, 16 de setembro, funciona em todo Brasil e, em breve, no exterior, indicando as melhores rotas, informações sobre o trânsito em tempo real e disponibilidade de meios de transportes 

O trânsito caótico das grandes cidades traz cada vez mais estresse à população. Para auxiliar motoristas e pedestres nessa rotina cansativa, a empresa JMM Tech desenvolveu o aplicativo (APP) MOBQI, que funciona em todo Brasil e no exterior. O grande destaque do aplicativo, que já é sucesso, com cinco mil downloads desde o dia do seu lançamento, 16 de setembro, é o rastreamento das linhas de ônibus de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, facilitando o dia a dia das pessoas que utilizam o transporte público. “O usuário poderá acompanhar, em tempo real, onde o ônibus que ele espera está e em quanto tempo ele chegará até o local, além do valor da passagem, o tempo de viagem e a capacidade do veículo”, destaca Ernani Machado, diretor da empresa JMM Tech. Até o final deste ano, o aplicativo disponibilizará esse serviço em outras cinco capitais do país.

Outro diferencial é o acesso às câmeras de trânsito em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas mostrando, em tempo real, o que acontece na cidade. Além disso, o APP auxilia os motoristas a fugirem do trânsito intenso traçando rotas alternativas, indicando as vias com tráfego pesado e ocorrência de acidentes. Indica também os melhores meios de transporte para se deslocar nas cidades.

Quem optar por andar de bicicleta ou até mesmo caminhar, o MOBQI informa o melhor caminho, as calorias perdidas e um relatório sobre os quilômetros percorridos. Se o usuário precisar pegar um taxi, ele terá acesso aos motoristas mais próximos, ao preço médio que irá custar a corrida e o caminho que o taxista deverá percorrer. “O MOBQI incentiva as pessoas a serem mais sustentáveis, pois contabiliza o nível de CO² liberado na atmosfera para cada tipo de transporte”, afirma o diretor.

Os “caroneiros” também não ficam de fora, pois com o MOBQI pode-se oferecer e pedir carona, além de ver e avaliar o perfil dos “caroneiros”. O APP funciona nos moldes de uma rede social: ele possui um chat, onde é possível enviar mensagens e imagens, além de possibilitar o envio da localização atual do usuário para outra pessoa, o usuário também pode compartilhar rotas e informações sobre o trânsito com fotos e vídeos, sendo possível dar nota nas rotas e indicar caminhos alternativos. 

É possível verificar ainda os preços do combustível, os postos mais próximos, os horários das linhas do metrô, estações mais próximas e o preço.

“O MOBQI é completo e inteligente, mudando completamente a relação das pessoas com o transporte nos centros urbanos. Trata-se da primeira rede social focada em mobilidade urbana do mundo, que integra aplicativos para celular e web. Com o MOBQI, o transporte urbano ganha uma nova cara, não importando se o usuário está de carro, metrô, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé”, conclui Machado.

Sobre o MOBQI

Lançado pela JMM Tech, empresa de tecnologia sediada em Araçuaí, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o aplicativo MOBQI é a primeira rede social focada em mobilidade urbana do mundo, que integra aplicativos para celular e web.

Ele já começa com informações de milhares de cidades no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Até o meio do ano de 2015, haverá informações de todos os países da União Européia e a meta é que 90% do planeta esteja cadastrado neste novo aplicativo”, comenta o diretor.

O MOBQI é um sistema totalmente gratuito (APP e web), e por ser extenso, será lançado em etapas, sendo a primeira o APP. Posteriormente serão lançados o sistema para web e vários softwares agregados ao MOBQI. “Podemos garantir que será o maior sistema já criado no mundo focado em mobilidade urbana e no futuro transporte integrado de todos os modais”, informa Machado.

O APP está disponível para download tanto para sistemas Android quanto iOS.

Expansão

Em dezembro será lançado o sistema de monitoramento e informações sobre transporte público focado na cidade de Londres, com todas as informações de transporte da cidade de maneira detalhada. “Através de uma parceria com o Governo Britânico, que já está em trâmite há mais de um ano, a JMM Tech deverá inaugurar, em breve, um escritório em Londres, para iniciar suas operações pelo território europeu”, conta Ernani Machado.

Links

Link Google Play

Em breve, link da Apple Store.

O detalhamento de todas as funções do MOBQUI pode ser visualizado no link.