A Conferência Intergeo 2014, que aconteceu em Berlim entre os dias 7 e 9 de outubro, demonstrou que a indústria geoespacial tem garantido o seu lugar no mundo digital, onde a geoinformação evoluiu de um nicho especializado e está se tornando parte da corrente de TI e, além disso, está sendo – e continuará a ser – modelada por aplicações que tratam de questões sociais.

Intergeo 2014/ GIM International

“Nossos agradecimentos vão para o Google, por toda a atenção que as aplicações geo ganharam desde o lançamento do Google Earth.” Assim é como um expositor da Intergeo resumiu a atual dinâmica do mercado do inovador setor de geoinformação. A tecnologia leva a aplicativos e complexos fluxos de dados para produzir informação – o que coloca a indústria da geoinformação no centro dos importantes desenvolvimentos sociais em um mundo digital, e isto se refletiu na Intergeo através da crescente internacionalização e no aumento do número de expositores e de visitantes.

Um breve olhar sobre os números mostram que houve um amento de cerca de 35% de visitantes de fora da Alemanha,  de acordo com os resultados do levantamento feito sobre os visitantes, o tópico mais popular deste ano foi de software GIS, seguido por equipamentos de topografia e soluções de levantamento.

Karl-Friedrich Thöne, organizador da Intergeo e Presidente da DVW (Sociedade Alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão do Território) resume o sucesso do evento: “Os números provam que a Conferência abordou os temas certos. Salas cheias e boa atmosfera nas salas de exposições são, na minha opinião, a melhor indicação de que a 20ª Intergeo está no caminho certo.”

Olaf Freier, um dos organizadores da Conferência acrescenta: “Como um fórum da indústria de geotecnologias, a Intergeo está posicionada para atender a necessidade de partilha de conhecimentos e orientação no campo de captura e utilização de dados. Em 2015, desenvolveremos e ampliaremos a nossa posição como o maior fórum VANT no mundo. ”

Liderada pelo Ministério do Interior e Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, a terceira conferência nacional INSPIRE também foi um grande sucesso. Nesta conferência foi demonstrado que a geoinformação está cada vez mais encontrando o seu caminho em áreas de grande importância social, incluindo segurança e proteção contra desastres. Em seu discurso de abertura, a ministra alemã do Ambiente, Barbara Hendricks, expressou claramente o seu apoio para dados abertos. Ela disse que o governo federal adotou um princípio de liberar dados publicamente.

A 21° edição da Intergeo será realizada em Stuttgart, de 15 a 17 de setembro de 2015. O foco da conferência será sobre a modernização da infraestrutura.