A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançou no dia 3 de Outubro o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado do Pará (SEIRH-PA), portal que será gerenciado pela Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), da Sema. Por meio dessa ferramenta, a sociedade terá acesso a informações sobre recursos hídricos no Pará – relatórios técnicos, mapas com toda a hidrografia do Estado, empreendimentos outorgados, eventos da área de recursos hídricos e outros dados estarão disponíveis ao público interessado no endereço seirh.sema.pa.gov.br.

seirh-para-recursos-hidricos
Imagem: SEIRH

O SEIRH foi regulamentado através da resolução nº 12 de 2010, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, onde consta a definição das diretrizes para o funcionamento do sistema.

Um dos diferenciais deste portal é a tecnologia de mapas que está sendo utilizada e que já é bem familiar por parte dos internautas: o Google Maps. Através de uma interface customizada sobre o conhecido portal, serão adicionadas camadas com mapas e informações sobre a hidrografia do Estado, a rede de monitoramento hidrometeorológico e empreendimentos outorgados no Estado do Pará.

A diretora de Recursos Hídricos da Sema, Verônica Bittencourt, esclareceu que a função do Sistema, desde o seu processo de elaboração, não era a mesma que a do site da Sema, que é institucional, mas algo mais específico: conter produtos com as informações referentes à gestão de recursos hídricos no Estado. “Se você entrar no site da Sema, vê as estruturas gerenciais e o funcionamento técnico. O cerne do SEIRH era de nos basearmos no portal do sistema nacional de informações, e termos como foco algumas áreas da gestão de recursos hídricos. Então, nós dividimos em áreas, entre os quais o Plano de recursos hídricos, onde estão todas as informações referentes a planos; e capacitação em recursos hídricos, para alimentar toda a parte de capacitação, tanto o que a Sema desenvolve quanto outras capacitações, como as desenvolvidas pela Agência Nacional de Água”, explicou.

O Sistema é uma demanda da sociedade, especialmente, universidades e prefeituras, que necessitava ter acesso a vários documentos, mapas, dados sobre bacias hidrográficas e questões afins sobre gestão de recursos hídricos. A partir de agora, esse público e os demais interessados poderão acessar essas informações fácilmente.

O Estado do Pará avança na implementação de mais um instrumento da Política de Recursos Hídricos, pois o Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos é um dos instrumentos previstos no artigo 30 da Lei nº 6381/2001, e tem por finalidade a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. O portal foi desenvolvido pela empresa Geoambiente, que tem vinte anos de atuação no desenvolvimento de sistemas de informação geográfica. A Sema acompanhou tecnicamente a execução deste trabalho, cuja contratação foi financiada pelo Programa Pará Rural.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Pará