O Centro de Pesquisa Woods Hole (WHRC) e a Allianza MREDD + lançaram o primeiro mapa detalhado de estoques de carbono do México.

O México é uma das primeiras nações tropicais que promove, voluntariamente, ações de mitigação no contexto de redução de emissões do programa da ONU, o United Nation’s Reducing Emissions from Deforestation and forest Degradation (REDD +).

Mapa detalhado de estoques de carbono acima do solo

A produção do mapa é resultado da colaboração entre os cientistas do WHRC, Josef Kellndorfer e Oliver Cartus, com a Comissão Nacional Florestal do México (Conafor) e o projeto Mexican Norway Project (MNP).

O mapa integra o Inventário Nacional Florestal do México (INFyS), que fornece medições de campo para 26 mil lotes em todo o México, com dados de imagens espaciais e informações complementares sobre a densidade e a estrutura da floresta a partir do radar japonês Alos Palsar e dos sensores dos satélites Landsat.

A fusão destes três conjuntos de dados permite obter contínuas estimativas dos estoques de carbono. A equipe está, atualmente, testando dados LiDAR em grande parte do ecossistema mexicano como uma opção para aumentar a observações de campo através de dados de satélite e dados levantados por aerofotogrametria de forma a melhorar o mapeamento de carbono.

Este mapa representa um dos importantes avanços que o México fez no desenvolvimento de seu sistema nacional de monitoramento, e que ajudará o país a priorizar suas estratégias e seus investimentos para reduzir as emissões e o desmatamento, além de servir como modelo para outros países.

Os mapas e os resultados foram publicados na revista Remote Sensing: “Um mapa detalhado de estoques de carbono acima do solo no México”.

Para mais informações e para obter acesso a dados clique aqui.

Fonte: Terra Daily