O Consórcio de Libra informa que a perfuração do primeiro poço de extensão na área de Libra, o 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731), comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade na porção noroeste da estrutura.

consorcio-libra-pre-sal-petroleo
Plataforma de petróleo: poço ainda está sendo perfurado (Imagem: Exame.com)

Informalmente conhecido como NW1, o poço está localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros (km) da costa do estado do Rio de Janeiro e a aproximadamente 4 km a sudeste do poço descobridor, o 2-ANP-2A-RJS.

O intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizadas por análise de laboratório. O poço ainda está sendo perfurado, a uma profundidade de 5.326 metros, e a perfuração prosseguirá até 5.850 metros.

O Consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora, com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc Ltda. (10%), tendo como gestora do contrato a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Libra foi a primeira área leiloada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sob o regime de partilha de produção.

Fonte: Agência Brasil


Seminário Online trata da integração das Geotecnologias com o Meio Ambiente

Técnicas e dados geoespaciais são peças fundamentais para promover a gestão do meio ambiente. Porém, profissionais e empresas muitas vezes têm dificuldade em usar com eficiência dados geoespaciais, imagens e análise espacial para impulsionar seus resultados. A fim de explicar como utilizar corretamente e aproveitar todo o potencial do sensoriamento remoto e das soluções GIS na gestão de bacias hidrográficas, análise de impacto ambiental e monitoramento da cobertura vegetal, a MundoGEO vai realizar, no dia 25 de novembro, o Seminário Meio Ambiente, como parte da 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

Veja aqui a programação e inscreva-se!