O município de Franca está localizado em uma região que se mostra sensível ambientalmente, ou seja, propensa à geração de voçorocas devido à junção do relevo, geologia, dinâmica hídrica e ocupação, acarretando na perda de territórios úteis tanto para a agricultura quanto para o crescimento urbano.

Mapa de erodibilidade

Assim foi proposta a análise ambiental de Franca-SP, com a finalidade de nortear ações de planejamento para o uso e ocupação do solo, visando sua preservação frente as adversidades ambientais.

Por meio da caracterização do uso e ocupação dos solos na área rural, analisou-se o potencial de erodibilidade no município de Franca-SP, tendo em vista o planejamento para orientação dos órgãos responsáveis na tomada de decisões quanto a medidas de controle e mitigação para os problemas ambientais, bem como a melhor forma de uso sustentável dos mesmos.

O estudo aponta que, uma vez sem a vegetação nativa, áreas susceptíveis à iniciação de processos erosivos e precipitação elevada, podem levar a formação de grandes voçorocas. A alternativa para áreas que já perderam sua vegetação natural, seria a plantação de vegetação de contenção (reflorestamento, bambus, ou gramíneas) ou canais de contenção.

Este artigo faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra o artigo Análise Ambiental de Franca: Uso e Ocupação do Solo na Área Rural.