Saiba quais são os primeiros passos para você começar a usar o Geomarketing para a tomada de decisão:

• Passo 1: Teoria e Conceitos

Para dar os primeiros passos no Geomarketing, é preciso conhecer os conceitos básicos dessa disciplina que faz parte da análise de marketing e usa a informação geográfica no processo de planejamento e implementação de atividades de marketing.

• Passo 2: Dados

Para obter-se um bom resultado a partir de uma análise de Geomarketing, primeiro é preciso garantir que os dados – geoespaciais ou não – sejam de boa qualidade. Dentre os dados utilizados no Geomarketing estão, além da base cartográfica, elementos de geodemografia, áreas de influência, concorrência, localização dos clientes, entre outros.

• Passo 3: Software

Após a obtenção dos dados, modelagem e verificação da qualidade dos mesmos, quem integra todas as informações e as disponibiliza de forma organizada na tela do computador são os Sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS, na sigla em inglês). Dentre os sofwares mais usados para dar os primeiros passos no Geomarketing estão o ArcGIS, QGIS, MapInfo, gvSIG, entre outros.

• Passo 4: Métodos de Análise

O profissional que vai dar os primeiros passos no Geomarketing deve conhecer os métodos de análise para cada conjunto de dados e aplicação. Dentre os métodos, podemos citar buffers, sobreposições, áreas de serviço, estimativas de densidade e concentração, polígonos de Thyessen ou Voronoi, análise multicritério, entre outros.

• Passo 5: Tomada de Decisão

As perguntas feitas pelos empreendedores, quando planejam iniciar ou expandir um negócio, são muito simples: Abro uma loja neste local? Reformo meu estabelecimento? Mudo o perfil do meu ponto de venda? As respostas também são simples – sim ou não -, porém os meios para chegar a tal resultado devem necessariamente passar pela inteligência geográfica.

Material grátis sobre Geocodificação

Estão disponíveis para acesso gratuito os materiais sobre Geocodificação apresentados no webinar realizado no dia 15 de outubro, que contou com 300 participantes online e teve o apoio da empresa Geograph. Os temas abordados durante o webinar foram:

• Conceitos, aplicações e histórico das técnicas de Geocodificação

• Dados empregados e ferramentas disponíveis

• Geocodificação na prática com GIS

O palestrante foi Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre pela Unesp Rio Claro, com mais de 14 anos de experiência em Geotecnologias. Acesse o arquivo da palestra e o vídeo na íntegra do webinar sobre Geocodificação.

Eduardo Freitas,

engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com
@eduol