Primeira parte da nova série de tutoriais com a nova denominação do Google Maps Engine Lite

A Revista MundoGEO vem publicando nossos tutoriais sobre Produtos Google Geo, sendo que nas edições anteriores utilizamos o Google Maps Engine Lite, agora denominado Google Meus Mapas. Nesta edição vamos demonstrar outros recursos adotando novamente como área de estudo a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Um arquivo CSV será utilizado neste tutorial e pode ser acessado em http://goo.gl/Icz811. Baixe esse arquivo e salve no seu computador, pois com base nele você poderá elaborar seu próprio arquivo para outra área de interesse.

Entre no Google Meus Mapas: https://www.google.com/maps/d. Faça login em sua conta Google.

Clicando em “Criar um novo mapa” você terá acesso à interface do Google Meus Mapas. Observe que no painel à esquerda consta “Mapa sem título”. Clique sobre esse texto e será possível digitar o nome do mapa, por exemplo: “Unesp – P. Prudente – Área Central”. Digite uma descrição para o mapa, por exemplo: “Este mapa mostra a localização dos prédios da Área Central da Unesp de Presidente Prudente”.

Clique em “Salvar”. Note que agora o nome e a descrição são exibidos no painel à esquerda. Observe que já existe uma camada sem título disponível para conter dados, sejam eles criados manualmente ou através de importação de dados previamente coletados. Vamos demonstrar a segunda opção, portanto, clique em “Importar”. Há duas opções: fazer upload de um arquivo do seu próprio computador ou escolher um arquivo no Google Drive. Sendo assim, mantenha selecionada a opção “Upload”, depois clique em “Selecionar um arquivo do computador” e indique o caminho onde foi salvo o arquivo CSV em seu computador. Tendo selecionado o arquivo “predios-area-central-unesp-prudente.csv”, será iniciado o upload.

Ao final do processo de importação será exibida uma janela de informações, na qual já aparecem habilitadas as colunas “Latitude” e “Longitude”, que serão utilizadas para posicionar os marcadores. Clique em “Continuar”. Em seguida será possível escolher a coluna para identificar os marcadores, sendo que há várias opções, selecione “Sigla” e depois clique em “Concluir”.

Os marcadores importados serão exibidos na tela. Observe como eles estão posicionados sobre os prédios da Área Central da Unesp de Presidente Prudente. Clique no nome da camada (que passou a ter o nome do arquivo enviado em CSV) e substitua-o por “Prédios da Área Central”, depois clique em “Salvar”. Observe que agora o mapa tem título e descrição e a camada tem nome e conteúdo, mas os marcadores aparecem com o mesmo símbolo. Para exibir informações específicas de cada prédio basta clicar no marcador desejado.

Para demonstrar outros recursos do Google Meus Mapas, clique em “Adicionar Camada” e constate que a nova camada criada não tem título nem conteúdo. Desabilite a caixa de exibição da camada anteriormente editada. Repita o procedimento descrito para importar o mesmo arquivo CSV para a segunda camada do mapa. Mais uma vez mantenha selecionadas as opções “Latitude” e “Longitude” para posicionar os marcadores. Clique em “Continuar”. Desta vez escolha a opção “Nome” para identificar os marcadores, depois clique em “Concluir”. Para alterar a aparência dos marcadores clique em “Estilo” e note que há várias possibilidades: Estilo uniforme; Sequência de cor e letras; Estilos individuais; e Estilo por coluna de dados. Escolha a opção “Sequência de cor e letras”. Renomeie a segunda camada (por exemplo: “Prédios com cores e letras”).

Desabilite a segunda camada, adicione uma terceira camada e repita o mesmo procedimento. No momento de escolher o Estilo, opte por “Estilo por coluna de dados” e em seguida selecione o atributo a ser associado, por exemplo: “Nr de Andares”. Automaticamente os dados são exibidos de acordo com as Categorias a que pertencem. Edite o nome da terceira camada, digitando, por exemplo: “Número de Andares dos Prédios”. A aparência dos marcadores pode ser alterada, seja no que se refere ao ícone ou à cor de preenchimento, assim como o texto da legenda pode ser complementado, basta clicar no ícone e fazer as alterações necessárias. Por exemplo, digite “Prédio com 1 andar” e “Prédio com 2 andares” nos locais convenientes na legenda. Observe que no painel à esquerda constam nove prédios com somente um andar e seis prédios com dois andares. Ao clicar sobre o nome de uma das categorias, todos os marcadores a ela associados são destacados no mapa.

Duas camadas podem ser exibidas simultaneamente, de modo a oferecer informações complementares, por exemplo, a segunda camada permite saber os nomes dos prédios diferenciados por letras e cores, enquanto que a terceira possibilita saber quantos andares cada prédio tem.

Com o “Google Meus Mapas” podemos ter até cinco camadas de dados, portanto use sua imaginação para adicionar mais duas camadas e compartilhe seu mapa com arletemeneguette@gmail.com. Com base nas sugestões deste tutorial, elabore seus mapas personalizados e, se tiver dúvidas, entre em contato com os principais colaboradores do Fórum Google Maps em: http://goo.gl/88yUcw .

 

Arlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com