São José dos Campos (SP) receberá uma turma do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo da capacitação é promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos.

As inscrições ficam abertas a partir desta segunda-feira (10/11) para o preenchimento de 50 vagas.

Podem participar gestores públicos e servidores de qualquer órgão da administração pública das esferas federal, estadual e municipal. Só será permitida a inscrição de até dois servidores por órgão, para que a participação de várias instituições seja ampliada. As inscrições ficam abertas até as vagas serem preenchidas. Para participar, basta enviar um e-mail para a3p@mma.gov.br contendo nome completo, órgão, setor, telefone e e-mail.

Os participantes terão direito a um certificado ao final da capacitação. O curso será realizado de 19 a 21 de novembro de 2014, das 8h às 18h. O MMA conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos. A capacitação ocorrerá no Centro de Educação Empreendedora (CEDEMP), localizado na rua Tsunessaburo Makiguti, 157, bairro Floradas de São José.

Pelo país

A turma de São José dos Campos será a 15ª do curso. Já foram capacitadas quase 700 pessoas pelo país, que aprenderam sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.

Esses temas fazem parte do programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que visa estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho. Os cursos ministrados pelo país têm o objetivo de reforçar a implantação do programa nas instituições.

O MMA utiliza a capacitação como ferramenta de propagação dos princípios de sustentabilidade aos gestores públicos. Também oferece, em seu site, diversos materiais que trazem orientações de como implantar o programa e sugestões de ações que geram economia e qualidade de vida no trabalho.

Mais informações no site da A3P.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente