peritos-gps-movelO Instituto Brasileiro de Peritos, empresa pioneira no ramo de perícia forense em alta tecnologia no Brasil, acaba de celebrar uma parceria com a Cellebrite e adquirir a mais avançada plataforma internacional para a perícia técnica em celulares, smartphones, tablets e equipamentos GPS.

Com a parceria estabelecida, os laboratórios do Instituto Brasileiro de Peritos passam a utilizar sofisticados equipamentos e softwares forenses da Cellebrite para extrair, decodificar e analisar dados de aparelhos de telefonia móvel e GPS, viabilizando assim recursos de investigação e organização de provas forenses antes disponíveis apenas nos maiores laboratórios públicos de criminalística do País.

Pelo acordo, além de fornecer as soluções, a Cellebrite irá garantir ao IBP a transferência de conhecimentos de suporte, treinamento e melhores formas de se extrair valor da tecnologia. Ao mesmo tempo, O IBP colaborará com o programa Cellebrite de constante evolução dos produtos no que tange às melhores práticas de utilização e necessidades periciais que são próprias da produção de provas no Brasil, através de relatórios de uso e o envio de dúvidas e sugestões apresentadas por sua base de peritos.

Ao longo das próximas semanas, começam a chegar ao IBP as primeiras unidades da estação UFED 4PC, uma série de dispositivos que permitem o trabalho de investigação forense tanto em nível de laboratório quanto nas pesquisas em campo.

De acordo com Giuliano Giova, Diretor do IBP, a parceria com a Cellebrite é parte de um esforço permanente da entidade para alavancar a qualidade da perícia forense no Brasil, levando à comunidade técnica o mesmo nível de recursos hoje empregado nos laboratórios mais modernos do mundo. “Nossa missão é a de sermos referência no apoio técnico a processos judiciais, com a oferta de provas altamente consistentes e compatíveis com as melhores práticas forenses”, afirma Giova. Segundo ele, a tecnologia Cellebrite é a que apresenta a melhor convergência entre a capacidade de extrair e analisar provas em dispositivos móveis e a de produzir relatórios em conformidade com as exigências judiciais mais rigorosas.

As plataformas de extração e análise forense da família UFED estão em uso hoje em mais de 60 países em órgãos de investigação, inteligência militar, universidades e empresas. Sua utilização vem tendo papel crucial na solução de processos forenses das mais diversas naturezas, sejam elas criminais, cíveis, trabalhistas ou de questões de família. De acordo com Frederico Bonincontro, Diretor da Linha Forense da Cellebrite para a América Latina, é grande o interesse da comunidade técnica brasileira em conhecer e aplicar a tecnologia UFED para avançar a qualidade do ambiente de investigações no País. “Nossa plataforma é única capaz de extrair informações de mais seis mil tipos de aparelhos móveis, representando todos os sistemas operacionais existentes no mercado e mais de 13 mil perfis de celulares, smartphones, GPS ou tablets”, Comenta Bonincontro.