Projeto é fruto de TAC entre ministério público e duas empresas de celulose

Programa atua nos elos da cadeia de restauração florestal

Nesta quinta-feira (13/11), a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira inaugura a base do programa Arboretum de Conservação e Restauração da Mata Atlântica, em Teixeira de Freitas, na Bahia.

O programa é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público da Bahia e duas empresas de celulose da região, com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro, entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

O objetivo do programa Arboretum é atuar nos diversos elos da cadeia de restauração florestal, desde a estruturação de núcleos de coleta de semente e produção de mudas, em comunidades rurais e aldeias indígenas, até o monitoramento do plantio. A base do programa contará com salas de apoio administrativo, laboratório e câmara de armazenamento de sementes, herbário, carpoteca (sala para guardar frutos), xiloteca (madeiras), duas salas de aula, auditório, um espaço multiuso, jardim sensititvo e arboreto. O investimento total das empresas no projeto foi de R$ 4 milhões.

O TAC também obriga a regularização ambiental de mil imóveis rurais, por meio da inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujas áreas totais ultrapassam 379 mil hectares. “Tenho certeza que esta é umas das maiores ações de adequação ambiental de imóveis rurais de Brasil e, consequentemente, de restauração florestal”, define o promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Corrêa.

Além de todas essas medidas, o TAC também teve como produtos uma revista destinada ao público infantil sobre o Novo Código Florestal, um projeto de recomposição de áreas degradadas e alteradas e um manual de restauração ecológica.

Serviço

Inauguração do Arboretum de Conservação e Restauração da Mata Atlântica

Horário: 10h

Local: Rodovia BR 101, Km 881 + 1.510m (à esquerda) – Teixeira de Freitas – BA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente