Ciência da Informação Geográfica e as perspectivas para a região

Os Sistemas de Informações Geográficas (GIS) são considerados como um conjunto de ferramentas que suportam a tomada de decisões, mas estas ferramentas são baseadas em um quadro conceitual e metodológico que exigem rigor científico e acadêmico para obter resultados adequados para a tomada de decisões. Neste artigo, discutimos sobre a estruturação de vários termos e definições utilizados em torno do GIS, a fim de chegar a um esclarecimento conceitual que eventualmente deriva no termo GIScience, Geographic Information Science, ou Ciência da Informação Geográfica (CIG), que agora serve como um conceito guarda-chuva para cobrir a grande presença de metodologias, disciplinas e ciências que se relacionam com a análise espacial. Finalmente, as tendências futuras da CIG serão discutidas e a perspectiva de como a América Latina pode se tornar uma região-chave para o desenvolvimento da CIG.

Estruturação conceitual

Na América Latina, conceitos GIS são amplamente manipulados. Nos primeiros anos que o GIS apareceu no contexto da América Latina, de 1980 até o início de 1990, houve uma espécie de “elite” que praticamente monopolizou o acesso à informação geográfica e ao software especializado. Posteriormente começaram a aparecer atores que exigiram mais transparência no uso do GIS, bem como uma maior variedade de produtos de softwares, ampliando assim o espectro de usuários e a competência no assunto. No entanto, no meio da era da tecnologia da informação, muitas vezes tem sido priorizado o conhecimento no uso das ferramentas e softwares, negligenciando um pouco a pesquisa própria de novas abordagens científicas para potencializar ainda mais essas ferramentas e softwares. Para tentar alcançar o verdadeiro potencial do GIS como ferramenta, este artigo levanta a necessidade de se adotar uma estrutura conceitual apropriada por parte dos profissionais de GIS. Então nasce a estrutura conceitual da Ciência da Informação Geográfica já definida como um campo multidisciplinar e multi-paradigmático, através dos quais ciências e disciplinas variadas se convergem, da Psicologia à Geografia Ambiental, sempre com a perspectiva do “pensamento espacial”. Agora, como é que vamos colocar um fim à variedade de termos usados ​​dentro do GIS? Poderíamos dizer que o GIS é um conjunto de ferramentas inicialmente úteis para a Geografia Aplicada.


Este artigo faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra o artigo Gestão e uso do GIS na América Latina.