Estão abertas duas contratações para consultores no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas).

Os profissionais deverão prestar consultoria para elaboração de critérios para subsidiar ações de planejamento e modernização das redes pluviométrica (que acompanha chuvas) ou fluviométrica (rios), que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional. As inscrições podem ser realizadas até 3 de dezembro através do site do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Na página os interessados deverão se cadastrar e anexar seus currículos. A duração de ambos os contratos é de 210 dias.

Estacao Pluviométrica da ANA em Brasília

Para ambas as seleções, os profissionais têm que ter dez anos de graduação numa das áreas da Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou Ciências da Terra. Nos dois casos, os consultores também deverão ter experiência em recursos hídricos ou em planejamento, gestão e monitoramento de redes hidrometeorológicas. Para a área de fluviometria, o consultor pode ter conhecimentos em hidrologia, enquanto a área de pluviometria requer consultores com conhecimento em: meteorologia, climatologia, mudanças climáticas ou geoestatística. Também são exigidas pós-graduações em áreas específicas.

Rede Hidrometeorológica Nacional

A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), entre outras. Para acessar dados da Rede, acesse: www.ana.gov.br/telemetria.

Fonte: Agência Nacional de Águas