smart_cities_florianopolis_eventoA Câmara Italiana de Comércio e Indústria (CCIE-SC), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o Centro de Estudos e Consultoria TERRITORIA, em colaboração com l’Università Cattolica di Milano e DIST del Politécnico di Torino, o laboratório internacional multi-institucional ÁgoraLab e o Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC, estão promovendo o workshop ‘Smart City e Inovação – Teoria e Aplicação da Green Economy no Desenvolvimento Urbano’, que será realizado no dia 3 de dezembro, das 14h30 às 18h00, no auditório da ACIF Centro, em Florianópolis (SC).

O evento se propõe a informar instituições, empresas, pesquisadores acerca do conceito de “smart city”, buscando proporcionar oportunidades de intercâmbio, colaboração e business entre sistemas urbanos dos Países da União Européia e do Mercosul. Entre os principais âmbitos de aplicação do “smart city”, destam-se: energias renováveis – governance e melhoramento da eficiência da administração pública – agricultura sustentável – turismo sustentável – saúde – sistemas de integridade privada e pública.

Outro tema que será abordado durante o workshop, será a EXPO 2015, um evento internacional que será realizado de 01 de maio a 31 de outrubro em Milão, e que deverá apresentar as novas tecnologias e iniciativas voltadas a ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais de forma sustentável. A EXPO 2015 reunirá 147 países em torno de um tema comum: “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”.

Entre os palestrantes já confirmados estão o Prof. Paolo Bertaccini Bonoli, da Territoria em colaboração com a Universidade Católica de Milão, que abordará o tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das politicas européias de promoção da smart cities; Cristiano Musillo, Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália em Brasília, que apresentará o tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – Alimentação, inovação, sustentabilidade; o Prof. Eduardo Costa, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e o Pesquisador Arthur Sanders, do AgoraLab da UFSC, que debaterão os temas das cidades inteligentes relacionados com mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente; a Profª Roberta Krahe Edelweiss, da Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS), com o tema: Boas práticas e cidades inteligentes e, a Profª Katia Rubio da Universidade São Paulo, que retratará a relação entre smart city e esporte na perspectiva de responsabilidade social e do desenvolvimento de cidadania ativa.

Esta iniciativa será uma ótima oportunidade para abordar temas que tenham como objetivo melhorar a eco-efficiency das cidades, o desenvolvimento urbano sustentável e conhecer as ações previstas em prol do desafio de alimentar o planeta de forma sustentável durante a EXPO 2015.

Interessados em participar deverão entrar em Contato com a Câmara Italiana pelo tel. (48) 3027-2710 ou email inter@brasileitalia.com.Vagas limitadas.


Aproveite a nova promoção de Natal! Assine a revista MundoGEO por 1 ano, ganhe mais 6 meses e só renove depois das Olimpíadas!