O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou aversão 5.2.7 do software livre Spring.

Disponível para plataformas Windows e Linux (32 e 64 bits), o Spring é um software brasileiro totalmente livre de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Inpe.

Confira a seguir sete melhorias ou implementações que foram efetuadas a partir da versão 5.2 do software SPRING:

Ortorretificação

Com o intuito de melhorar a correção geométrica das imagens utilizadas no Spring 5.2, foi adicionada uma ferramenta para ortorretificação de imagens. Também chamada de correção geométrica 3D, a ortorretificação tem o objetivo de reduzir distorções introduzidas pela atitude do sensor durante a tomada da imagem, bem como erros de deslocamento devido ao relevo.

Vetorizador

Para o Spring 5.2 foi desenvolvida uma nova ferramenta de vetorização que possibilita criar, de forma automática, um dado vetorial a partir de uma imagem. Esta ferramenta vai lhe auxiliar no processo de edição vetorial, otimizando seu tempo de trabalho. Você pode, por exemplo, vetorizar automaticamente uma carta topográfica do IBGE. Estão disponíveis duas opções de vetorização: automática e semi-automática. Na automática, o processo de vetorização ocorre sem intervenção do usuário. Na semi-automática, disponível apenas na ferramenta Edição Vetorial, é possível realizar uma vetorização parcial da imagem.

Padrões OGC

Com a versão 5.2 do Spring é possível exibir mapas online na interface principal do software. Para isso, foram implantados no sistema dois módulos que torna possível acessar ou prover dados remotos disponibilizados a partir dos serviços WMS (OpenGIS Web Map Service) e WFS (Open Geospatial Consortium Web Feature Service Interface Standard), tornando o Spring 5.2 um cliente para servidores WMS e WFS.

Módulo SCARTA

O SCARTA é um módulo utilizado para a criação de arte final nos mapas, e foi reestruturado no Spring 5.2. Com isso, pela própria interface do sistema, você pode acessar cartas ou moldes para realizar edições necessárias. O novo SCARTA, além de permitir acesso a todas as suas funções de modo prático, possibilita também o uso das diversas ferramentas incorporadas ao Spring em seu processo de atualização, tais como o novo painel de controle e o desenho automático dos planos de informação.

TerraLib

De modo a prover uma maior integração dos dados de um banco em TerraLib, com o Spring 5.2 foi implementado um módulo de visualização dos dados (temas e vistas) de um banco de dados TerraLib a partir do próprio pring. Essa ferramenta possui, ainda, a alternativa de você realizar a materialização dos dados do banco Terralib apresentados em um banco de dados do pring.

Plugins

A tecnologia de plugins permite que desenvolvedores externos possam criar novas ferramentas para um software, provendo alguma funcionalidade específica. No Spring 5.2 foi desenvolvida uma função que possibilita a você adicionar um plugin; isso contribui para que novas ferramentas sejam criadas e para que você disponibilize seus estudos e implementações, auxiliando na evolução do software.

Gerenciador de Banco de dados SQLITE

O gerenciador de banco de dados SQLITE foi incorporado ao Spring com o objetivo de substituir o gerenciador Dbase, pois o mesmo apresentava como limitação o suporte à 64 bits e não ser freeware, sendo que seu funcionamento é similar ao Dbase.

Para baixar o SPRING 5.2.7 acesse o site http://www.dpi.inpe.br/spring/

Inscrições abertas para Curso a Distância de Software Spring 

Estão abertas as inscrições para o curso online Introdução ao PDI – Prática com Spring. De forma teórica e prática, o curso apresenta as funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais no software SPRING. Através do ambiente virtual, o aluno completa as etapas do curso e produz seus próprios produtos cartográficos.

Aula demonstrativa

Para conhecer um pouco do ambiente de aprendizagem do Curso Online Spring- Introdução ao PDI (Processamento Digital de Imagens), foi disponibilizado um vídeo demonstrativo com todos os passos que permitem gerar índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) no software Spring.

Fonte: GEOeduc