Evento online no dia 26 de novembro mostrará a evolução do GIS e como tirar proveito das principais tendências do setor. Assinantes ativos da revista MundoGEO têm acesso livre ao seminário

Atualmente, as pessoas estão conectadas na maior parte do tempo, armazenando seus dados na nuvem e compartilhando-os de forma quase instantânea. A cada dia, mais organizações e usuários estão disponibilizando os seus dados espacialmente referenciados como serviços na web. Da mesma forma, os avanços na computação, tecnologias de rede e na web estão aumentando a capacidade de acessar e utilizar dados geoespaciais em qualquer lugar. A tecnologia “GIS na nuvem” está abrindo novas portas para integrar e alavancar todos os tipos de informações georreferenciadas, e os aplicativos (“apps”) estão tornando o GIS mais amigável e acessível para todos. Para discutir estas e outras mudanças do GIS a MundoGEO vai realizar, no dia 26 de novembro, o Seminário Cloud GIS, como parte da 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A MundoGEO inaugurou em setembro de um novo formato de evento, dirigido à capacitação e atualização na área de geotecnologias de forma inteiramente online, sem a necessidade de deslocamentos e com espaço exclusivo para interação entre instrutores e participantes. Após o sucesso da 1ª edição da Semana de Seminários Online, que reuniu mais de 500 pessoas, a MundoGEO tem o prazer de anunciar a 2ª Semana de Seminários Online. Totalmente interativos, cinco novos seminários serão realizados, com espaço e tempo exclusivos para que todos os participantes façam perguntas e tirem todas suas dúvidas diretamente com os instrutores e palestrantes. Os temas da 2ª Semana de Seminários Online serão: Imagens, Meio Ambiente, Cloud GIS, Google Geo e ArcGIS. Para participar, basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

A evolução do GIS

O seminário online sobre Cloud GIS, no dia 26 de novembro, vai mostrar como a nuvem está se tornando a nova plataforma para o GIS e como tirar proveito das principais tendências do setor: Big Data, 3D, tempo real, mobile. Será apresentada a evolução das soluções GIS, com foco nos ambientes Web e Cloud. Além disso, serão demonstradas e debatidas aplicações inovadoras da análise geográfica, de forma integrada com os conceitos de Big Data, modelagem 3D, tempo real, etc.. Veja o programa do seminário:

14h às 16h: Fabiano Cucolo | Consultor
Geógrafo e Mestre pela Unesp Rio Claro, 14 anos de experiência em Geotecnologias, já atuou em empresas como Sky, Itaú-Unibanco e Cognatis, em projetos de geomarketing e expansão e pesquisa de mercado. Como consultor de Geotecnologias, atuou na Conestoga Rovers, Imagem, Diagonal, Sabesp, Telemidia. Como docente, leciona a disciplina de Geomarketing na pós graduação da ESIC e Unitoledo.

16h às 16h30: Vantagens e desvantagens de uma plataforma GIS para Cloud Computing
Nesta palestra será mostrado como uma plataforma GIS nativa para Cloud Computing pode reduzir em mais 50% os custos e o tempo de desenvolvimento de aplicações GIS inovadoras, principalmente aquelas que realizam análise de grande volume de dados – Big Data Geoespacial. Discutiremos as vantagens e desvantagens de Cloud GIS e como essas impactam nos negócios e no ecossistema de serviços geoespaciais.
• Vagner Sacramento | CEO da goGeo
Co-fundador e CEO da goGeo, onde lidera uma equipe de especialistas em processamento de grande volume de dados geoespaciais com a finalidade de construir uma das principais plataformas de geoprocessamento de alto desempenho do mercado. Empresário com Ph.D. em Ciência da Computação, já desenvolveu muitos projetos para empresas internacionais relacionadas com Big Data Geoespacial, Cloud Computing e Cloud Capacity Planning.

16h30 às 17h: Tendências da Cartografia Digital nas Nuvens: Novas Tecnologias e Desafios
Nesta palestra serão apresentados quais os atributos já estão ou que em breve estarão nas nuvens, tais como POI, LiDAR, Street Level Image, Endereço de Porta em Porta, Mapas internos e Tráfego. Também será demonstrado porque estes mapas têm a necessidades de serem atualizados, além da cobertura brasileira e mundial.
• Ricardo Pinheiro | HERE, Nokia
Co-fundador e CEO da goGeo, onde lidera uma equipe de especialistas em dados geoespaciais com a finalidade de construir os principais plataformas de mapas de Alto Desempenho do mercado. Empresário com Ph.D. em Ciência da Computação, já desenvolveu muitos projetos depara empresas internacionais relacionadas com Big Data Geoespacial, Cloud Computing e Cloud Capacity Planning.

17h às 17h30: Novos Enfoques em Geotecnologias: Distribuição e E-Business
Nessa palestra será feita uma abordagem sobre a utilização de geotecnologias baseadas em cloud aliadas a novas formas de negócios, em especial à distribuição de imagens e layouts customizados para clientes finais utilizando para isso Soluções Geoespaciais com Ambiente Web e Armazenamento em Nuvem
• Marcos Alberto Stanischesk Molnar | Hexagon, Sisgraph
Consultor de Soluções Geoespaciais da Hexagon | Sisgraph, por mais de 5 anos tem sido responsável por consultorias, pré vendas, treinamentos e suporte técnico em aplicações SIG da Intergraph, Hexagon Geospatial e Skyline Software atuando com Soluções para Segurança Pública, Governo, Infraestrutura, Telecom, Meio Ambiente, entre outras. É graduado em Geografia pela Universiade de São Paulo (USP) com especialização em Sistemas de Informações Geograficas e tem mais de 7 anos de experiência com Geotecnologias.

Os participantes da 2ª Semana de Seminários Online terão acesso à todos os materiais (arquivos pdf e gravações) dos seminários, poderão interagir com os palestrantes via chat e concorrerão a cinco navegadores GPS. O investimento na inscrição para o Seminário Online Cloud GIS é de R$ 99,00 (noventa e nove reais). Após a Semana de Seminários, serão enviados certificados digitais de participação.

Benefício para Assinantes

Todos os assinantes da revista MundoGEO terão direito a participar, sem custos, da 2ª Semana de Seminários Online. Este é um benefício exclusivo para assinantes da revista MundoGEO impressa, e quem assinar a revista nos próximos dias também poderá utilizar o benefício e assistir os cinco seminários de forma totalmente gratuita. Acesse o link a seguir e faça parte do clube de assinantes MundoGEO: http://loja.mundogeo.com/p/791.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre a Semana de Seminários Online MundoGEO

A Semana de Seminários Online é um evento pioneiro, realizado de forma totalmente online, que visa suprir a demanda por atualização profissional entre a comunidade de geotecnologias do Brasil. Os participantes podem assistir aos seminários em tempo real e fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm2.