No dia 9 de novembro de 2014 a Aprogeo – SP – Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo – completou o seu décimo aniversário de fundação. Nascida da necessidade de defesa dos interesses profissionais do geógrafo, a APROGEO-SP inicia mais um ano reunindo profissionais, estudantes e colaboradores da área interessados na discussão de melhorias na formação acadêmica e em questões legais relacionadas à profissão do geógrafo.

Focada na garantia legal do exercício profissional, a APROGEO-SP alcançou grandes avanços, como a sua representação frente ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), levando a voz e o voto dos geógrafos a esta importante instituição.

Recentemente, a importância do geógrafo como profissional atuante em diversos segmentos do mercado, dentre eles as geotecnologias, foi reforçada durante a Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014). Neste encontro, que reconheceu os destaques do setor de geotecnologias, a Aprogeo-SP foi premiada como a Associação Profissional mais atuante.

Dentre as atividades realizadas nesta década de vida, destacam-se ainda  a oferta de cursos e a promoção de eventos, como o I Encontro Brasileiro de Geógrafos, realizado em parceria com a MundoGEO; a participação em palestras e mesa-redondas em diversas instituições de ensino superior; a integração com as associações profissionais de geógrafos das outras unidades da federação; os canais de relacionamento com os seus Associados e Colaboradores e a a fiscalização da profissão junto ao CREA-SP.

Nas palavras do sócio fundador, ex-presidente da Aprogeo-SP e atual representante da Associação junto ao CREA-SP, geógrafo Renato Felippe: “Já caminhamos muito, mas ainda há muito mais a ser percorrido e isso só será possível com a contínua e crescente participação de todos os envolvidos”.

A Aprogeo-SP parabeniza a todos os seus associados, colaboradores e membros da Diretoria pela data, e convida toda a comunidade geográfica a conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Associação e sobre a profissão do geógrafo por meio de seus canais de comunicação: site http://www.aprogeosp.org.br/ e Facebook.