Portal do Software Público BrasileiroA coordenação do Portal Software Público Brasileiro anuncia o lançamento da versão de testes (denominada “beta”) do sítio acontecerá oficialmente no dia 9 de dezembro. A cerimônia será realizada no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A nova plataforma, já em sua versão “beta”, contém algumas funcionalidades que procuram atender às suas expectativas, como: (i) página estruturada de cada solução; (ii) ambiente de gerenciamento de comunidades; (iii) listas de discussão; (iv) ambiente de controle de versões de código-fonte; e (v) primeira versão de busca de projetos de software público no catálogo do portal. Outras funcionalidades serão incorporadas na sequência da evolução, que está sendo conduzida em parceria com a Universidade de Brasília.

As quatro ações fundamentais, no contexto técnico e conceitual, para a evolução do portal foram:

1. Realização de quatro etapas de participação com a sociedade, pesquisadores de instituições públicas e privadas e governo (disponíveis em http://www.participa.br/softwarepublico/processo-de-evolucao-do-portal-do-software-publico-brasileiro);

2. Criação da comunidade do Portal SPB no ambiente Participa.br (http://www.participa.br/softwarepublico);

3. Realização de parceria com a Universidade Federal do Vale do Francisco (UNIVASF) visando materializar o AcademiaSPB;

4. Aplicação de questionário junto aos usuários do Portal para coletar suas opiniões e sugestões de melhoria (http://www.participa.br/softwarepublico/documentos/analise-questionario-pspb.pdf).

Softwares geo

Criado em abril de 2007, o portal do Software Público Brasileiro compartilha programas de computador de interesse público. Os softwares são entendidos como um bem público, sem a necessidade de licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. Hoje, o PSPB conta com mais de 170.000 usuários cadastrados, cerca de 500 prestadores de serviços e 67 soluções ofertadas por empresas, órgãos de governo, universidades e pessoas físicas.

Os principais softwares com componente geoespacial que se encontram disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro são o Prefeitura Livre e o i3Geo. O Prefeitura Livre é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas, que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo.

O i3Geo é uma ferramenta destinada ao desenvolvimento de mapas interativos na web, que integra várias aplicações de código aberto, principalmente Mapserver e OpenLayers, permitindo modificar a legenda dos layers, aplicar filtros, realizar análises, etc.. Foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Renovação Assinatura


Aproveite a nova promoção de Natal! Assine a revista MundoGEO por 1 ano, ganhe mais 6 meses e só renove depois das Olimpíadas!